TCC de Giuseppe Severgnini é vencedor do Prêmio Paraíba Celso Furtado 2024 do CORECON-PB
Comemoramos a conquista de Giuseppe Costa Severgnini do 1º. lugar do XIII Prêmio Paraíba de Economia Professor Celso Furtado, com seu TCC intitulado “Infraestrutura logística e exportações da Região Nordeste: uma análise do período 2013-2022”.
Giuseppe, voluntário do Probex COMEX UFPB em 2021 e bolsista em 2022-2023, graduou-se em dez./2023 e, desde então, é colaborador externo do projeto. Nas palavras da Profa. Márcia Paixão:
“Giuseppe Costa foi um orientando exemplar na extensão e na pesquisa. O tema do TCC foi motivado pela atuação dele no Probex COMEX UFPB e no nosso trabalho de incentivo às exportações paraibanas e nordestinas. Inclusive, a ApexBrasil, na pessoa do responsável pelo escritório no Nordeste, teve interesse pelo estudo. Também, derivamos um artigo que foi apresentado no Congresso Nacional da SOBER este ano.”
Para a Profa. Márcia, também é uma honrosa satisfação celebrar mais uma premiação inspirada no grande economista Celso Furtado. Em 2014, com sua tese de doutorado, ela obteve o 2º. lugar do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, concedido pelo Ministério da Integração Nacional. Seu orientador foi o Prof. Jorge Madeira Nogueira (UnB).
As monografias do Prêmio Paraíba Celso Furtado 2024 foram avaliadas pelos professores Fernando A. M. de Mattos (UFF), Joacir R. de Aquino (UERN) e Ana Cláudia de A. A. Laprovitera (UNICAMP) (Portaria nº 006/2024 do CORECON-PB) e a entrega dos prêmios ocorrerá em 20/11/2024.
Também exaltamos os demais contemplados:
2º lugar: Nicole Freitas Gois de Siqueira (UFCG). Orientador: Prof. Dr. Johnatan Rafael Santana de Brito. Monografia: A questão regional e o federalismo fiscal brasileiro: uma análise dos municípios pernambucanos.
3º lugar: Ana Cecília Figueiredo de Paula (UFCG). Orientadora: Prof.ª Dra. Karla Vanessa B. S. Leite. Monografia: Cooperativas de crédito: um estudo de caso sobre a Sicoob na Paraíba entre 2011 e 2021.
Menção Honrosa: Karen Karolinny Feitosa Oliveira (UFCG). Orientador: Prof. Dr. Johnatan Rafael Santana de Brito. Monografia: Desigualdade de renda entre os estados do Nordeste brasileiro: uma análise a partir do Índice de Oportunidade Humana (IOH) para os anos de 2016 e 2022.