Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Destaques Probex COMEX > CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE DE MARCA SÓLIDA EM UM MUNDO GLOBALIZADO

CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE DE MARCA SÓLIDA EM UM MUNDO GLOBALIZADO

por Pethra Ubarana - Extensionista Voluntária (Graduanda em Relações Internacionais/UFPB) publicado 27/03/2023 00h00, última modificação 27/03/2023 15h11
Colaboradores: Giuseppe Costa - Bolsista e Vice-coordenador (Graduando em Ciências Econômicas/UFPB), , Márcia Cristina Silva Paixão - Coordenadora e Orientadora (Professora do Departamento de Economia/UFPB)

Nosso mundo está cada vez mais interconectado e isso tem impactado diretamente o mercado. Nesse cenário, para um negócio ter alcance internacional, é preciso ter uma mentalidade empresarial também voltada para mercados além das fronteiras. De início, uma identidade de marca bem construída e consistente é essencial.

Imagem: Publicação do Probex COMEX no Instagram

Jeff Bezos, CEO da Amazon, líder no ramo de compras online, certa vez disse: “Sua marca é aquilo que as pessoas dizem a seu respeito quando você não está presente”. Essa frase reflete muito bem aquilo que torna uma marca relevante no mercado de competitividade global. Marcas que alcançam sucesso no plano internacional não são aquelas que possuem clientes, mas sim aquelas que conquistam fãs: pessoas que se identificam profundamente com aquilo que você promove. Marcas bem sucedidas promovem experiências para seus clientes que vão para além de uma compra ou contratação.

Com um mundo em constante movimento, construir uma marca consistente pode parecer um desafio, principalmente para quem almeja exportar seu negócio. Mas com essas dicas, sua empresa pode se destacar e obter êxito nessa jornada:

1. Construa autoridade por meio de experiências positivas. A boa experiência do cliente com o seu negócio deve ser um fator consistente em todos os pontos de contato, seja online ou offline. Isso inclui desde a qualidade do produto/serviço até o atendimento e a facilidade de acesso ao seu produto/serviço;
  2. Crie uma identidade visual forte e consistente. Sua identidade visual deve ser facilmente reconhecida e compreendida em todo o mundo, independentemente do idioma ou cultura. Um design consistente em todos os seus materiais de marketing ajudará a aumentar o reconhecimento da marca.
  3. Conheça seu público-alvo e identifique regiões de alcance potencial do seu negócio no mundo. Entender as necessidades, desejos e comportamentos do seu público em diferentes países e culturas é essencial. Mas para conquistar mercados externos é preciso entender como o seu produto pode ser introduzido em novas localidades. Por meio de um constante esforço em pesquisa de mercado internacional, é possível identificar onde o que você oferece pode ser melhor recebido.
  4. Fale a língua do seu público. Não importa em qual parte do mundo você esteja, certifique-se de que sua mensagem seja clara e relevante para o seu público local. Isso pode envolver a tradução de sua mensagem e uma adaptação para a cultura local.
  5. Mantenha-se atualizado nas tendências globais do seu nicho. É importante estar atento às mudanças no mercado para garantir que sua marca continue relevante e competitiva.

Uma marca forte pode ser a chave para o sucesso em um mercado mundial. E com essas dicas, você estará no caminho certo para construir uma marca forte e duradoura. Não se esqueça: sua marca é a forma como seus clientes percebem você. Então invista nela e faça a diferença!