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Concursos e eventos do setor da cachaça

por Conteúdo: Carla Suzana Meira (Relações Internacionais/UFPB) publicado 07/07/2023 18h58, última modificação 07/07/2023 18h58
Colaboradores: Revisão: Profa. Dra. Márcia Cristina Silva Paixão (Departamento de Economia/UFPB)

Um papel fundamental da produção de cachaças paraibanas é o estímulo à preservação da cultura e tradições locais por meio do incentivo ao turismo de experiência rural, cultural e gastronômico. Várias das destilarias na região são negócios familiares, transmitidos de geração em geração mantendo técnicas de produção antigas e segredos familiares, que recebem visitantes interessados em conhecer o processo e a história da produção e, assim, também beneficiam hotéis, restaurantes, guias turísticos, artesãos e outros negócios e profissionais.

A exportação de cachaças paraibanas, por sua vez, além dos benefícios econômicos próprios da produção e comercialização, amplia a visibilidade do estado, promovendo nacional e internacionalmente não somente a cachaça, mas também produtos paraibanos de outros segmentos como móveis, vestuário e acessórios, alimentos e artesanato.

É dessa perspectiva que o Probex COMEX UFPB, projeto de extensão em comércio exterior pioneiro no estado da Paraíba e apoiador técnico da Fapesq-PB na execução atual do Programa de Qualificação de empresas para Exportação (PEIEX), uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - ApexBrasil, tem a satisfação de apresentar um conjunto de informações na condição de roteiro básico de consulta sobre os eventos e concursos nacionais e internacionais mais relevantes do setor de cachaças. O documento nasceu de uma demanda de produtores em processo de qualificação para exportar, mas também contribui para a promoção de eventos paraibanos do setor recém lançados e em expansão.

Acesso o relatório: https://drive.google.com/file/d/1olqJ2-4Kkq3d7RaEMgLY6_vaPsxetm4L/view?usp=sharing

 

 

Conteúdo: Carla Suzana Meira (Relações Internacionais/UFPB)

Revisão: Profa. Dra. Márcia Cristina Silva Paixão (Departamento de Economia/UFPB)