Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Destaques Probex COMEX > Setor da moda na Paraíba: indústria em ascensão conquistando espaço internacionalmente
conteúdo

Setor da moda na Paraíba: indústria em ascensão conquistando espaço internacionalmente

por Kelly da Silva Santos (Relações Internacionais/UFPB) publicado 07/07/2023 18h45, última modificação 07/07/2023 18h45
Colaboradores: Profa. Dra. Márcia Cristina Silva Paixão (Departamento de Economia/UFPB)

A indústria da moda na Paraíba apresenta uma variedade de produtos, incluindo calçados, vestuário, acessórios e tecidos de algodão. Dentre esses produtos, os calçados se destacam como um dos principais segmentos da indústria paraibana e tem se consolidado como o produto mais exportado, sendo Campina Grande o principal polo de produção, segundo dados do Centro Internacional de Negócios da Paraíba.

 



No ramo da moda, chama a atenção a recente instituição (set./2022) da Apavest - Associação Paraibana dos Atacadistas do Vestuário ( @apavest ), um arranjo institucional de 30 empresas, cujo objetivo é desenvolver a competitividade e a inovação no setor de vestuário do estado, com destaque para o fato de que empresas desse arranjo tem sido atendidas pelo PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação, uma iniciativa da ApexBrasil em execução na Paraíba pela Fapesq-PB ( @fapesq_pb ) e que também conta com o apoio técnico do Probex COMEX UFPB.

Ainda nesse ramo, o estado tem se destacado pela adoção da prática de uso de tecidos ecológicos, feitos com algodão colorido. A produção do algodão colorido orgânico dispensa aditivos químicos porque já nasce naturalmente em tons bege, marrom e verde. Consequentemente, emite menos gases poluentes em comparação aos tipos convencionais, contribuindo para reduzir o efeito estufa, além de economizar o uso da água. A Paraíba é o principal local de cultivo do algodão colorido no Brasil, o que também é fruto de pesquisas da Embrapa Algodão.

Visto que o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado internacional, essa produção ecológica vem impulsionando as exportações do setor. Inclusive, no showroom da World Sustainability Organization (WSO), realizado em Milão no início deste ano, três marcas brasileiras que produzem peças com algodão colorido orgânico da Paraíba estavam presentes. Uma delas foi a Natural Cotton Color, marca paraibana que atua há mais de 13 anos no setor e abriu o evento.

 

Essa presença de marcas com algodão colorido paraibano em Milão fortalece ainda mais a imagem da Paraíba como produtora de produtos sustentáveis, além de aumentar a visibilidade de outras marcas locais, gerar novas oportunidades de negócios e incentivar investimentos na indústria têxtil, impulsionando as exportações e o crescimento econômico do estado.

Conteúdo: Kelly da Silva Santos (Relações Internacionais/UFPB)

Revisão: Profa. Dra. Márcia Cristina Silva Paixão (Departamento de Economia/UFPB)