Porto de Cabedelo
De acordo com os dados disponibilizados pela Gerência de Operações da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), é possível observar uma tendência de aumento de movimentação de cargas quando se compara o primeiro semestre dos anos de 2019, 2020 e 2021.
No primeiro semestre de 2019, antes do início da pandemia de Covid-19, o Porto de Cabedelo movimentou 494.135 toneladas. Já em 2020, apesar dos obstáculos impostos pela pandemia, houve um leve aumento na movimentação, que chegou a 509.358 toneladas.
Em consonância com a tendência do ano anterior, foi registrado que em 2021 o Porto de Cabedelo conseguiu movimentar um volume 33,09% maior que aquele do primeiro semestre de 2020, chegando a um total de 677.887 toneladas.
O destaque vai para o mês de junho, no qual houve aumento de 70% no número de toneladas movimentadas em relação ao mesmo mês do ano passado. Um dos principais motivos para esse aumento expressivo são as operações de importação e exportação de petcoke, um subproduto do refino do petróleo bruto.
O aumento da movimentação desse produto advém da recente parceria firmada entre o Porto e a empresa americana Oxbow, uma das maiores recicladoras de subprodutos de refinarias e gás natural do mundo.
Segundo Gilmara Temóteo, diretora-presidente da Docas-PB, “A conclusão dessa negociação, que contou com o fundamental apoio do Governo do Estado, vai colocar o Porto de Cabedelo em um novo patamar de movimentação anual de carga, podendo ultrapassar a marca histórica de toneladas movimentadas”.
Ainda em junho deste ano, essa parceria proporcionou ao Porto o recorde de mais de 13 mil toneladas movimentadas em 24 horas em uma única operação de importação da Oxbow.
Autor(a): Esther Locatelli
Data da publicação: 13 de Julho de 2021.