Tabela Organológica dos Cordofones
Tabela organológica com a classificação dos cordofones brasileiros
Tabela organológica com a classificação dos cordofones brasileiros
O arco de boca é um arco musical (um bastão com as duas extremidades flexíveis), cuja única corda é feita com material diferente do bastão, ou seja, é um cordofone simples heterocorde e monocorde, sem caixa de ressonância e nó de afinação.
Cordofone simples da família das cítaras, é um arco musical monocorde, heterocorde, com ressonador acoplado.
O berimbau de lata é um cordofone simples, monocórdio, heterocorde; uma cítara pranchiforme com duas latas ressonadoras.
Cordofone semelhante ao violão, porém com dimensões bem menores, possui quatro cordas de aço (ré-sol-si-ré) tocadas por uma palheta.
Único cordofone encontrado na cultura indígena brasileira pela presente pesquisa. O exemplo encontrado foi registrado pela musicóloga HelzaCamêu (1979, p. 66-67) pertencente a coleção Roberto Tamara, 1950 do Museu Nacional e Museu do Índio do Rio de Janeiro.
Cordofone simples, bicórdio, heterocorde; cítara pranchiforme real com um ressonador em forma de caixa.
Violão de cinco cordas utilizado em aldeias indígenas. Cordofone composto, sendo um alaúde com braço colado e ressonador em forma de caixa.
Cordofone composto do tipo alaúde, com braço colado e ressonador em forma de caixa.
é um cordofone original da Ilha Grande em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Possui sete ou oito cordas sendo essa última, de menor tamanho, chamada de “cantadêra”.
Cordofone original da região do Jalapão/TO. Possui quatro ou cinco cordas sendo mais comum a de quatro na seguinte afinação E2, A2, C#3, E3.
Cordofone composto, ou seja, o suporte das cordas e o ressonador forma um todo integral, indissociável. Alaúde com braço colado: o cabo é acoplado ao ressonador em forma de caixa.
Cordofone composto, ou seja, o suporte das cordas e o ressonador forma um todo integral, indissociável. Alaúde com braço colado: o cabo é acoplado ao ressonador em forma de caixa.
Cordofone composto, ou seja, o suporte das cordas e o ressonador forma um todo integral, indissociável. Alaúde com braço colado: o cabo é acoplado ao ressonador em forma de caixa. Este modelo possui ressonadores metálicos que modificam o timbre do instrumento.
É um tipo de viola de 10 cordas; trata-se de um cordofone com 5 ordens de cordas utilizado no samba de roda do Reconcavo Baiano. Cordofone composto, com o suporte das cordas e o ressonador formando um todo indissociável; consiste num alaúde com braço colado, ou seja, o braço é acoplado ao ressonador em forma de caixa, sendo uma viola com braço.
é um cordofone com formato oval da família dos alaúdes. Possui quatro cordas duplas afinadas em mi-lá-ré-sol tocadas por uma palheta.
Cordofone da família das violas com formato idêntico ao violão acrescida de uma corda mais grave. Foi adotado no Brasil no início do século XX, sendo utilizado, esporadicamente, nos conjuntos de choro, samba urbano e forró.