Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Acervo Brazinst > Cordofones > Berimbau de lata
conteúdo

Notícias

Berimbau de lata

O berimbau de lata é um cordofone simples, monocórdio, heterocorde; uma cítara pranchiforme com duas latas ressonadoras.
publicado: 20/03/2021 20h00, última modificação: 29/08/2021 21h51
Berimbau-de-lata

Berimbau-de-lata

O berimbau de lata (ou berimbau de bacia) é bastante popular e presente em feiras e no cotidiano urbano do Nordeste — geralmente nas mãos de pedintes ou moradores de rua.

O berimbau de lata é um cordofone simples, monocórdio, da família das cítaras pranchiformes cuja base é uma ripa, que suporta a tensão de uma corda apoiada sobre os cavaletes, que, por sua vez, se situam na parte superior, fechada, de duas latas ressonadoras. Como o formato dessas latas fogem dos padrões cuia 314.121 e box 314.122, [e sendo a classificação expansível], poderíamos acrescentar mais um item 314.123 e especificá-las como ressonadores tubulares. (SATOMI, 2020)

Sendo assim, o som da corda percutida ressoa dentro das duas latas sobre as quais a corda é estendida; toda essa estrutura é montada sobre uma base de madeira ou bambu.

A maneira de tocar, as possibilidades sonoras e os usos do berimbau de lata são descritos por Antonio Madureira:

O instrumentista percute a corda, através de uma baqueta, com uma das mãos [a direita no caso do destro]. Com a outra, faz deslizar um pequeno frasco de vidro sobre a corda. [...] é rico de possibilidades: notas soltas, ligadas, portamentos, vários efeitos percussivos [...]. O berimbau [de lata] está quase sempre presente nas feiras, tocando benditos, cantigas e toques de viola. [Não possui um repertório próprio, exclusivo], mas toca e reinterpreta tudo [...] com uma maneira muito própria de executar (1980, p. 35).

Um exemplo incomum, presente na pesquisa de Kay Shaffer, ilustra uma possível variante deste instrumento que necessita de duas pessoas para ser tocado:

Um, visto por nós, consiste de um arco com corda de arame, colocado em cima de duas grandes latas quadradas. Uma pessoa o segura nesta posição. O tocador senta-se no chão à sua frente. Desliza uma curta barra cilíndrica de metal sobre a corda, com a mão esquerda, para produzir a altura da nota desejada, e, com a mão direita, bate com outra barra cilíndrica de metal mais longa para produzir o som.(1977, p. 15-16)

(foto e produção do instrumento: Luan Costa)

Fonte: http://oroboroatelie.blogspot.com/2012/08/reciclagem-e-musica-berimbau-de-lata.html

 

Referências:

Ficha Catalográfica

MADUREIRA, Antonio. Iniciação à música do nordeste através dos seus instrumentos, toques e cantos populares. Projeto de pesquisa subvencionado pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Brasília, DF; Recife: manual datilografado s/ed, 1980.

SATOMI, Alice Lumi. Marimbau e koto: Sonoridades medievais, inclusivas e transculturais. In: Anais do V Seminário de Estudos Medievais na Paraíba. Idade Média: perspectivas multidimensionais. Org. Prof. Dr. Guilherme Queiroz de Souza, Prof. Dr. Juan Ignácio Jurado Centurion Lopez. – João Pessoa: Editora do CCTA/UFPB, 2020.

SHAFFER, Kay. O Berimbau de barriga e seus toques. Rio de Janeiro: MEC, 1977.



Referências audiovisuais:

Berimbauísta Seu Inácio toca berimbau em feira de Queimadas