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Berimbau

ou Berimbau-de-barriga

Cordofone simples da família das cítaras, é um arco musical monocorde, heterocorde, com ressonador acoplado.
publicado: 20/03/2021 20h00, última modificação: 20/01/2022 19h09
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Ilustração de Mestre Pastinha tocando o berimbau

Berimbau s. m. - É considerado um arco musical brasileiro, este tido como o cordofone mais antigo, estando presente em várias culturas ao redor do planeta.

O instrumento é conhecido em toda a África setentrional. As caixas sonoras feitas de cabaços são, desde incalculável tempo, utilizadas na Índia, nos instrumentos sagrados bramânicos e búdicos. (CASCUDO, 2001, p. 158)

As variantes dadas ao termo berimbau-de-barriga, ou apenas berimbau, são: barimbau, birimbau, brimbau, bucumbumba, rucungo, aricungo, orucungo, oricungo, orucunju, urucango, uricungo, makúngú, matungo, mutungo, sambí, thomo, berimbau de vara, bobo, gobo (ANDRADE, 1989; CASCUDO, 2001; CIVALLERO, 2021; SHAFFER, 1977).
É um instrumento bastante utilizado pelos povos de origem africana e seus descendentes no Brasil, especialmente relacionado à prática de capoeira. A capoeira é uma manifestação cultural que envolve a reunião de pessoas em roda para praticar movimentos corporais, sendo considerada dança, jogo ou luta. É uma prática relacionada à resistência cultural do povo negro marginalizado no país, cujo conhecimento reside no que é transmitido oralmente pelos mestres de capoeira, através de práticas pedagógicas integradas e ancestrais. Para além do jogo, a manifestação é marcada por cantos, musicalidade, histórias e espiritualidade. No jogo da capoeira, o executante faz o ritmo com a mão direita com o auxílio de outro instrumento idiofone, o caxixi.
Considerando o berimbau como cordofone isolado, ele seria classificado como 311.121.222, aplicando o sistema de Sachs/Hornbostel. Essa numeração indica que se trata de um cordofone simples da família das cítaras, ou seja, consiste de um suporte para corda cuja caixa de ressonância pode ser separada, pois não faz parte do instrumento integralmente, com suporte em forma de bastão flexível, pertencendo aos arcos musicais. A corda é proveniente de uma matéria adversa ao bastão, sendo um heterocorde, com ressonador acoplado.

O som é gerado a partir da batida no arame com uma vareta de bambu, o que é reverberado na sua caixa de ressonância, produzindo algumas possibilidades sonoras: o som da corda solta; o som da corda presa, quando o dedo com a pedra ou moeda (dobrão) vai de encontro ao arame; o som com a corda semi-presa, ou raspado, quando a pedra é solta sutilmente no arame. Sobre a forma de tocar, Edson Carneiro descreve:

O tocador segura o instrumento com a mão esquerda, três dedos na extremidade inferior do arco e os outros mantendo, em posição horizontal, uma moeda de cobre, que se encosta à corda de vez em quando. E, na mesma mão (direita) que empunha a vareta, o tocador enfia um pequeno saco de palha trançada, contendo sementes de bananeira do mato, a que chamam os negros de macaxixi ou simplesmente caxixi. (apud CASCUDO, 2001).

A forma de construir o instrumento varia de acordo com o praticante, uma vez que esse é um conhecimento transmitido oralmente pelos mestres de capoeira. O conhecimento mais comum é utilizar a madeira biriba, e deixar o comprimento do instrumento com sete palmos, ou cerca de 1,20m, de acordo com Mestre Pastinha, Mestre Canjiquinha, Mestre Eziquiel e Mestre Waldemar. A madeira é extraída na mata ou comprada, descarta-se a sua casca e lixa-se o pau. Pode ser feito algum tratamento com a madeira para evitar infestação por praga. A cabaça também recebe o tratamento, corte e lixamento. Fura-se a cabaça para transpassar um pedaço de cordão que a deixará acoplada no arco, cordão por onde, também, o berimbau é segurado pelo tocador, pelo dedo mínimo. Coloca-se um pedaço de couro para proteger a cabaça do atrito com o cordão (Shaffer, p 17).

Existem três tipos de berimbaus: gunga ou berra-boi, médio e viola ou violinha; respectivamente, correspondem ao som mais grave, ao som médio e, por último, ao som mais agudo.
Na capoeira, o instrumento pode se apresentar juntamente com pandeiro(s), agogô(s), reco-reco(s) e atabaque(s).
Na contemporaneidade, o berimbau ganhou espaços na música moderna, atuando, por exemplo, enquanto instrumento solista em grupos de jazz e orquestra no Brasil e exterior, nas mãos de Naná Vasconcelos.
Além de Naná, podemos citar o José de Ribamar Viana, mais conhecido como Papete, que ganhou notoriedade internacional pela sua técnica no berimbau; mais recentemente, Dinho Nascimento também mostrou-se uma referência no uso contemporâneo do instrumento.

Referências:

Ficha Catalográfica

ANDRADE, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Coordenação Oneyda Alvarenga, 1982-84, Flávia Camargo Toni, 1984-89 - Belo Horizonte: Itatiaia; [Brasília, DF] : Ministério da Cultura; São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1989. (Coleção Reconquista do Brasil, 2. série; v. 162)
CARNEIRO, Edson. Religiões negras: notas de etnografia religiosa. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira (MA-IEB/632), 1936.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 10 ed. São Paulo: Ediouro, 2001.
CHAUVET, Stephen. Musique nègre. Paris: Société d’Éditions géographiques, maritimes et coloniales (MA-IEB/459), 1929.
CIVALLERO, Edgardo. Arcos musicales de América del Sur. Bogotá : Wayrachaki editora, 2021, c2014.
SHAFFER, Kay. O Berimbau de barriga e seus toques. Rio de Janeiro: MEC, 1977.

Referências audiovisuais:

Mestre Pastinha jogando capoeira (sem áudio) 

Documentário Mestre Pastinha, rei da capoeira

Como fazer um berimbau, Grupo de capoeira Mão de Ouro

Programa Ensaio com Naná Vasconcelos 

Performance Artística em que Papete participa 

Performance Artística de Dinho Nascimento 


Fotos:

<https://quilombodascamelias.wordpress.com/2015/03/13/meu-berimbau-instrumento-genial/>

Vemos um berimbau-de-barriga  deitado ao chão, desde a sua cabaça, mais à frente, até o corpo da biriba. Ao lado dele, mais ao fundo, vemos o caxixi, a vareta e o dobrão.

 

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Berimbau>

 Três tipos de berimbau apresentam-se lado a lado: viola; médio; e gunga ou berra-boi.

https://www.greenme.com.br/viver/esporte-e-tempo-livre/65706-capoeira-de-angola-berimbau-e-o-gingado-de-um-povo-que-se-defende-dancando/

Ilustração de Mestre Pastinha tocando o berimbau