Publicações
O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores
Elen Firmino de Santana; Marcos da Rosa Garcia
Resumo: Este trabalho é fruto de um plano de trabalho de iniciação científica: “O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores” PIBIC-UFPB-CNPQ e faz parte do projeto de pesquisa “Educação musical híbrida em curso de extensão de instrumento/canto” submetido ao Programa Institucional de Iniciação Científica, através do EDITAL 02/2019/PROPESQ SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019/2020. Aqui focamos no contexto do curso híbrido de extensão em violão ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação Musical (TEDUM). Esse texto apresenta características e metodologias relacionados à pesquisa qualitativa de modo que foram realizadas observações da prática dos professores, e entrevista semiestruturada com os sujeitos. Concluímos que para o desenvolvimento de um curso híbrido em música é necessário que os professores tenham capacidade de lidar com conexões instáveis de internet e saber conectar conteúdos passados durante os momentos presenciais e virtuais. Foi percebido também que a entrevista com os professores foi fundamental para reflexões e discussões acerca do curso híbrido, e futuras pesquisas na área do ensino híbrido em música.
SANTANA, Elen Firmino de; GARCIA, Marcos da Rosa. O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15. Anais. 2020. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/view/379/265
O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes
Izabella Raiane Ferreira de Sousa; Marcos da Rosa Garcia
Resumo: Este trabalho é fruto de um plano de trabalho de iniciação científica: “O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes” PIBIC-UFPB-CNPQ e faz parte do projeto de pesquisa “Educação musical híbrida em curso de extensão de instrumento/canto” submetido ao Programa Institucional de Iniciação Científica, através do EDITAL 02/2019/PROPESQ SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019/2020. Aqui focamos no contexto do curso híbrido de extensão em violão ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação Musical (TEDUM), com objetivo principal de apresentar e analisar a visão dos alunos sobre o curso: seus aprendizados e considerações a respeito da proposta híbrida. Esse texto apresenta características e metodologias relacionados à pesquisa qualitativa de modo que foram realizadas observações das aulas e dos alunos, e entrevista semiestruturada com os sujeitos. Com base nesses dados concluímos que os alunos mantiveram uma predileção pela modalidade presencial, considerando suas experiências e desejos musicais diversos. De toda forma os alunos destacaram que as ferramentas do ensino híbrido foram significativas para o processo de aprendizagem de violão.
SOUSA, Izabella Raiane Ferreira de ; GARCIA, Marcos da Rosa. O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15. Anais. 2020. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/view/378/338
Práticas de ensino e aprendizagem do canto nas mídias sociais: um projeto de pesquisa
Gutenberg de Lima Marques; Juciane Araldi Beltrame
Resumo: Ao observar a educação musical no Brasil, podemos refletir sobre as práticas de ensino em relação às práticas de aprendizado particular dos alunos. Deparamo-nos com uma prática emergente, cada dia mais comum entre os jovens estudantes: a educação online somada à utilização exponencial das mídias sociais. De modo que este trabalho visa apresentar uma pesquisa em andamento que busca investigar como ocorrem as práticas de ensino e aprendizagem do canto através de mídias sociais oriundas de um canal no YouTube O aporte teórico se baseia, inicialmente, nos estudos sobre os conceitos de Cibercultura, Cultura Participativa e Mídias Sociais em diálogo com os estudos e abordagens da área de Educação Musical. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados: observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada, através de três fontes de dados: os vídeos publicados, os comentários dos seguidores e a fala do criador dos vídeos. Assim, será possível uma análise tanto do conteúdo publicado, quanto da recepção daqueles que assistem aos vídeos, quanto da perspectiva do próprio criador do conteúdo.
MARQUES, Gutenberg de Lima; BELTRAME, Juciane Araldi. Práticas de ensino e aprendizagem do canto nas mídias sociais: um projeto de pesquisa. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15. Anais. 2020. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/viewFile/395/266
Aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: reflexões e discussões sobre os elementos musicais presentes
Gutenberg de Lima Marques
Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa de iniciação científica PIBIC-UFPB-CNPQ 2018-2019. A pesquisa se inseriu no campo da educação musical que estuda práticas musicais e suas aprendizagens que ocorrem em diferentes espaços. No recorte deste trabalho, objetivou-se elencar os elementos musicais presentes em produções de canais de autoprodução e as aprendizagens que emergem nessas práticas. A pesquisa se caracterizou enquanto uma análise documental e tomou como documentos os vídeos e os comentários em texto oriundos do YouTube. Foram elencadas três categorias sobre as práticas comuns percebidas nas produções: elementos musicais, elementos sociais e elementos técnicos. Foi possível perceber as aprendizagens relacionadas às práticas musicais na cultura digital/participativa. Enquanto músico/youtuber faz-se necessário a compreensão de elementos como edição de áudio e vídeo, efeitos visuais, efeitos sonoros, mixagem, interação social na internet, além dos próprios saberes musicais, como harmonia, técnica vocal/instrumental, instrumentação, entre outros.
MARQUES, Gutenberg de Lima. Aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: reflexões e discussões sobre os elementos musicais presentes. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15. Anais. 2020. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/view/397/267
A temática das tecnologias e a educação musical: uma revisão integrativa das publicações de eventos internacionais da Isme entre 2010 e 2018
Marcos da Rosa Garcia, Juciane Araldi Beltrame, José Magnaldo de Moura Araujo, Gutenberg de Lima Marques
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo realizar um mapeamento bibliográfico a partir dos trabalhos que relacionam tecnologias e Educação Musical publicados nos anais das conferências mundiais e dos seminários promovidos pela Internacional Society for Music Education (ISME) entre os anos de 2010 e 2018. A metodologia foi a revisão bibliográfica integrativa das publicações disponibilizadas no site da ISME. A primeira fase da pesquisa partiu de uma busca em todos os documentos, com as seguintes palavras-chave: educação online/ a distância, blended learning, virtual, e-learning, digital, m-learning, networking, media. Foram encontrados 49 trabalhos, cuja leitura e catalogação inicial resultou nas seguintes categorias: (1) criação, difusão e consumo musical no ciberespaço; (2) educação musical online e híbrida; (3) saberes, competências e formação para o século XXI; (4) tecnologias e ensino e aprendizagem musical. É possível vislumbrar que os estudos promovem avanços nas discussões sobre tecnologias e educação musical na medida em que articulam formas de relações entre pessoas, tecnologias e música. Entretanto, ainda existem lacunas de estudos sobre a temática, como por exemplo sobre tecnologias assistivas para a música e metodologias inovadoras, mostrando assim que é um campo dinâmico e em constante transformação.
GARCIA, Marcos da Rosa; BELTRAME, Juciane Araldi; ARAÚJO, José Magnaldo de Moura; MARQUES, Gutenberg de Lima. A temática das tecnologias e a educação musical: uma revisão integrativa das publicações de eventos internacionais da Isme entre 2010 e 2018. Revista da Abem, v. 28, p. 28-45, 2020. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/857.
Curso Híbrido de Violão: proposta e prática
Marcos da Rosa Garcia; Juciane Araldi Beltrame
Este texto apresenta uma pesquisa realizada coletivamente, envolvendo bolsistas de iniciação científica, estudantes da graduação e pós-graduação e professores orientadores. O estudo teve como objetivo compreender como se constitui o ensino híbrido na estruturação e desenvolvimento de um curso de extensão de instrumento a partir da perspectiva dos professores e alunos. Trata-se de um estudo de caso cujo campo empírico é o curso híbrido de iniciação ao violão ofertado para a comunidade externa à universidade. Como resultado, percebemos o aprendizado de todos os lados: alunos da graduação aprendem a fazer pesquisa, alunos do mestrado vão a campo e conhecem nova bibliografia, alunos da extensão aprendem violão e outros aprendem com a análise e divulgação dos dados. Por fim, o curso híbrido se mostrou eficaz, cumprindo seus objetivos, e pode ser uma alternativa à cursos de música futuros e conectados Internet.
BELTRAME, Juciane Araldi; GARCIA, Marcos da Rosa. Curso Híbrido de Violão: proposta e prática. ouvirOUver, v. 16, n. 1, p. 278-291. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/55854
Technology and music education: A mapping of ISME international meetings publications from 2010 to 2018
Marcos da Rosa Garcia; Juciane Araldi; Magnaldo de Moura Araújo; Haruê Tanaka, Roger Cristiano Lourenço da Silva, Thiago da Silva Sales, Rodrigo da Silva Melo, Daniel Ramalho Alves; Gutenberg de Lima Marques
This article presents the results of a research that aimed to perform a bibliographic mapping of works that relate technology to music education published in the annals of world conferences and seminars promoted by the International Society for Music Education (ISME) from 2010 to 2018. The methodology used was an integrative bibliographic review of publications made available on the ISME website, referring to the last five meetings. Given that the documents are digital, the first phase of the research consisted on searching all the documents, using the following keywords: online/distance education, blended learning, virtual, e-learning, digital, m-learning, networking, media. We found 49 works, whose initial reading and cataloging resulted in the following categories: (1) music creation, diffusion and consumption in cyberspace; (2) online and hybrid music education; (3) knowledge, skills and training for the 21st century; (4) technological resources for teaching and learning music. Among the main results, we highlight the relationship of some digital music teaching and learning platforms to the classroom, the exploration of social media in the teaching of music, the experiences with online courses, the exploration of computer graphic resources, and the pedagogical use of virtual reality among others. It is possible to see that the studies improve the discussions on technology and music education as they relate various forms of the relationship among people, technologies and music. However, there are still gaps in studies on the subject, such as assistive technologies for music and innovative methodologies, showing that it is a dynamic field in constant transformation.
GARCIA, Marcos da Rosa; ARALDI, Juciane; ARAÚJO, Magnaldo de Moura; TANAKA, Haruê; SILVA, Roger Cristiano Lourenço da ;SALES, Thiago da Silva; MELO, Rodrigo da Silva; ALVES, Daniel Ramalho; MARQUES, Gutenberg de Lima . Technology and music education: A mapping of ISME international meetings publications from 2010 to 2018. In: World Conference on Music Education, 34, 2020, Online. Proceedings. Victoria: International Society for Music Education (ISME), 2020. p. 161-171. Disponível em: https://www.isme.org/sites/default/files/documents/Proceedings%20final%202020%20ISME%20WORLD%20CONFERENCE.pdf
Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia: reflexões sobre curso de extensão online e semipresencial
Juciane Araldi Beltrame; José Magnaldo de Moura Araujo; Matheus Henrique da Fonsêca Barros
O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o curso de extensão "Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia", desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em duas edições, nos anos de 2017 e 2018. No texto, são apresentadas a estrutura do curso, a metodologia adotada (Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP), bem como uma análise dos resultados do curso exposta em quatro categorias: 1) perfil dos estudantes do curso; 2) interações entre alunos e equipe; 3) resoluções do problema apresentadas pelos alunos; 4) evasão em cursos online. Dentre os principais achados, podemos destacar o desenvolvimento de trabalhos em equipe, o estabelecimento de horários fixos para as atividades online, a necessidade de um perfil de participantes com experiências prévias com a internet e o estranhamento dos participantes com a dinâmica da ABP. A experiência foi de extrema importância, proporcionando a idealização de outras atividades semelhantes voltadas ao ensino de instrumento e também as diferentes possibilidades de produção de conteúdo para educação musical online.
BELTRAME, Juciane Araldi; ARAÚJO, José Magnaldo de Moura; BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca. Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia: reflexões sobre curso de extensão online e semipresencial. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 24, 2019, Campo Grande. Anais. Londrina: ABEM, 2019. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/288/23
Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: descrições e percepções iniciais
Gutenberg de Lima Marques; Juciane Araldi Beltrame
O presente pôster apresenta uma pesquisa de iniciação científica em andamento através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq - PIBIC/CNPq e da Universidade Federal da Paraíba - PIBIC/UFPB. Tendo sua fundamentação teórica oriunda da cultura digital e participativa, a pesquisa busca, de modo geral investigar as dimensões pedagógico-musicais que estão presentes nas práticas de produção de conteúdo musical da cultura digital/participativa. A metodologia está fundamentada na pesquisa de abordagem qualitativa. Foram selecionados cinco vídeos do canal da cantora sueca Julian Westlin, sendo três no formato acapella cover e dois com conteúdos autorais. Após a decupagem, chegou-se a categorias gerais sobre as práticas comuns percebidas nos vídeos, sendo estas: elementos vocais; instrumentação; interação social e elementos técnicos. Posteriormente ao atual levantamento das informações e sua devida categorização, será possível realizar o cruzamento de dados e sua respectiva análise, a fim de observar as dimensões pedagógico-musicais que estão presentes nas práticas de produção de conteúdo do canal estudado.
MARQUES, Gutenberg de Lima; ARALDI, Juciane. Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: descrições e percepções iniciais. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29., 2019, Pelotas. Anais. Pelotas: ANPPOM, 2019. Disponível em: https://anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/view/5725
As representações sociais de professores quanto ao ensino de Música mediado por Tecnologias
José Magnaldo de Moura Araújo; Juciane Araldi Beltrame
Esse trabalho buscou analisar quais as representações sociais de professores de música sobre ensino de música mediado por tecnologias. Como fonte de dados dessas representações sociais analisamos os formulários de inscrição dos professores inscritos no curso de extensão “Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologias”, tendo como base seu perfil e em específico suas perspectivas sobre o que pretendem aprender no curso. A partir da realização desse trabalho tivemos ideia de quanto são diversificadas as representações sociais dos participantes do curso sobre o que é trabalhar com o ensino de música mediado por tecnologias. De modo geral podemos destacar representações sociais divergentes, mas que dialogam entre si formando uma representação social coletiva dos professores de música participantes do curso sobre o ensino de música mediado por tecnologias.
ARAÚJO, José Magnaldo de Moura; BELTRAME, Juciane Araldi. As representações sociais de professores quanto ao ensino de Música mediado por Tecnologias. Revista NUPEART, [S. l.], v. 19, n. 19, p. 165-183, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018165. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13086.
Educação musical online e semipresencial na extensão universitária: processos, primeiros resultados e reflexões
Gutenberg de Lima Marques; Juciane Araldi Beltrame
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o passo a passo e os principais resultados do primeiro ano de desenvolvimento do projeto de extensão “Educação musical online e mista: estrutura, metodologias e oferta de cursos de extensão de curta duração”, desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba. Apresentamos as principais etapas percorridas e focamos a análise nos resultados a partir do curso de extensão “Diálogos e Conexões em Educação Musical e Tecnologias” realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2017. Na fase inicial se realizou um estudo sobre as modalidades online e semipresencial de ensino de música e das possíveis plataformas a serem utilizadas. Por fim foi montado um curso destinado a comunidade interna e externa, na modalidade semipresencial, utilizando o ambiente virtual Google Sala de Aula e a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, o que trouxe uma série de estudos de preparação para a equipe, visando a operacionalização do curso nesses moldes. O curso teve como objetivo capacitar professores e alunos para trabalhar com as Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade semipresencial e online. Foi iniciado com 119 inscritos e se encerrou com 21 alunos certificados. Cada membro da equipe executora teve um papel importante na construção, implementação e finalização do curso ofertado, possibilitando assim a construção docente nessa modalidade. Entre os principais resultados destacamos: o interesse que muitos alunos manifestaram em participar da segunda edição do projeto como membros da equipe, atuando na tutoria e viabilização de novos cursos; a criação de vínculos e parcerias com outras universidades e institutos federais. As produções pedagógico musicais que resultaram do curso foram importantes para a ampliação de conceitos sobre educação musical e tecnologias e as ideias que surgiram e foram trabalhadas nas equipes irão certamente impactar nos estudantes e grupos orientados por estes alunos/professores.
MARQUES, Gutenberg de Lima; BELTRAME, Juciane Araldi. Educação musical online e semipresencial na extensão universitária: processos, primeiros resultados e reflexões. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 8, 1º ed, v. 2 (educação), 2018, Natal. Anais. Natal: SEDIS-UFRN, 2018. p. 5599-5608. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1mTS3PhaQrqvf8PHwjQmHEVJ7T3WuGQbZ/view.
Educação musical online e semipresencial: possibilidades metodológicas na extensão universitária
Juciane Araldi Beltrame
Esse artigo tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas na implementação do projeto “Educação musical online e mista: estrutura, metodologias e oferta de cursos de extensão de curta duração” considerando a fase inicial de maio a julho de 2017. Nessa perspectiva, apresentamos inicialmente as principais características operacionais do projeto, analisamos as características e concepções da educação musical online na contemporaneidade, discutimos os principais pressupostos teóricos da Aprendizagem Baseada em Problemas como proposta metodológica de educação musical online e delineamos os caminhos para implementação do projeto. Nessa fase inicial de planejamento e reuniões temos vivenciado uma troca constante de saberes construída de forma colaborativa com alunos e professores envolvidos na equipe. Tal prática está possibilitando o desenvolvimento de novas propostas e ideias para educação musical online no contexto da Universidade Federal da Paraíba. Dessa forma, esperamos que esse projeto de extensão possa contribuir para solidificar as propostas já apresentadas no projeto pedagógico do curso de licenciatura da UFPB, ao possibilitar mais um espaço de formação e atuação do licenciando, em diferentes espaços.
BELTRAME, Juciane Araldi. Educação musical online e semipresencial: possibilidades metodológicas na extensão universitária. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 23, 2017, Manaus. Anais. Londrina: ABEM, 2017. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/congresso2017/cna/paper/view/2773/1494