Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ensino e Extensão > Prolicen
conteúdo

Prolicen

por TEDUM publicado 27/09/2020 12h09, última modificação 27/10/2020 11h17
Projetos desenvolvidos junto ao Programa de Licenciatura (PROLICEN) da UFPB

2018 | 2019

Educação musical na cultura digital e participativa: ações e conexões pedagógico-musicais

Este projeto tem como objetivo criar um espaço de formação pedagógica articulada com as práticas musicais no contexto da cultura digital e participativa. Os estudos e práticas relacionados ao campo das mídias e educação musical apontam aspectos que influenciam diretamente o campo da música, como por exemplo a digitalização do som, o compartilhamento e trocas musicais via internet, além de outras práticas que mostram diferentes tipos de engajamento entre pessoas, músicas e mídias (TOBIAS, 2015). Dessa forma, este projeto pretende se inserir nesse campo de discussão a partir de ações práticas realizadas em escolas de educação básica, a partir de projetos integrados com outras áreas. Essa proposta faz parte do Grupo de Estudos Tecnologias Digitais e Educação Musical (TEDUM) que desenvolve projetos na área desde 2011. Entre os anos de 2011 e 2013 o grupo coordenou projetos de Prolicen e Probex, e em 2017 Probex, voltando agora em 2018 para o Prolicen com uma proposta mais ampliada em relação à temática música e tecnologia, focando nas práticas emergentes da cultura digital e participativa. As demandas relacionadas a essa área têm sido cada vez mais presentes dentro do curso de Licenciatura em Música, de tal forma que a proposta nesse sentido vem contribuir para a formação do licenciando e se articula com as propostas do PPC do curso.

Palavras-chave: educação musical na escola; cultura digital; cultura participativa

2011 | 2012 | 2013

Educação musical e tecnologia: desafios e oportunidades para aulas de música

O debate sobre a tecnologia e a música tem crescido nos últimos anos. No campo da educação musical essa temática vem sendo investigada em pesquisas relacionadas às diferentes formas de aprender música mediada pela tecnologia bem como nas formas de vivenciar música e suas transformações ao longo da evolução principalmente dos aparatos eletroeletrônicos. Ao discutir essas transformações, diferentes alternativas e questionamentos são apontados referentes aos modelos de formação musical.  Nesse contexto, este projeto tem como objetivo proporcionar a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em contextos de ensino e aprendizagem musical, visando uma reflexão teórico-prática acerca dos impactos das novas tecnologias na pedagogia musical. Para tanto, foram desenvolvidas oficinas e cursos de curta-duração envolvendo professores de escolas especializadas de música e de educação básica; estudantes do projeto de Ensino Coletivo de Teclado (LECT 2011) e ações em escolas municipais e estaduais diretamente com os estudantes. As ações realizadas em 2012 tiveram como produto a gravação de um CD com os alunos da escola, a partir de um projeto interdisciplinar com a área de Português.

O projeto não foi renovado entre os anos de 2014 a 2017, devido ao afastamento de formação doutoral da professora coordenadora.