Projetos Individuais
Mestrado
Em breve, conheça aqui as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos de nosso grupo
Práticas de ensino e aprendizagem do canto nas mídias sociais: um estudo de casso a partir de um canal no YouTube (em desenvolvimento)
Autor: Gutenberg de Lima Marques
Orientadora: Juciane Araldi Beltrame
Publicações: Práticas de ensino e aprendizagem do canto nas mídias sociais: um projeto de pesquisa
Trabalhos de Conclusão de Curso
Ensino de acordeom online: dois estudos de caso
Defendido em 13 dez 2020
Autora: Izabella Raiane Ferreira de Souza
Orientador: Marcos da Rosa Garcia
Resumo: Esse trabalho tem como foco principal discutir acerca do ensino de acordeom no contexto da educação musical a distância, online, buscando compreender como acontece esse processo de ensino. Para entendermos mais sobre esse assunto, tivemos como questão norteadora o seguinte problema de pesquisa: Como se desenvolve a prática pedagógica de dois professores nas aulas virtuais de acordeom? Assim, tivemos como objetivo geral: compreender como ocorre a prática pedagógica de dois professores de acordeom em suas aulas virtuais. Ainda foram como objetivos específicos: discutir concepções de educação musical a distância online com base em diferentes autores, analisar as metodologias utilizadas para o ensino de sanfona em suas aulas virtuais, verificar os recursos e materiais utilizados para o ensino e prática de sanfona nas aulas virtuais, além de identificar as principais potencialidades e dificuldades encontradas nesse processo de ensino online. Foram realizados dois estudos de caso, compreendendo a prática pedagógica de dois professores de acordeom. Para isto, realizamos a pesquisa bibliográfica, coletamos os dados através de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, e em seguida os dados foram transcritos e analisados. A partir das discussões realizadas neste trabalho, entendemos que o ciberespaço tem sido um ambiente relevante para alunos, professores e músicos, proporcionando diálogos, e fomentando a área acordeonística. De acordo com os entrevistados, as aulas acontecem através de plataformas digitais, videoconferências e compartilhamento de vídeos e materiais de estudos, com o foco em desenvolver a autonomia do aluno em seu fazer musical e trabalhar repertórios populares regionais, criando estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação.
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Conteúdos pedagógicos de canto em mídias sociais: aspectos e características de vídeos no YouTube
Defendido em 11 dez 2020
Autor: Gutenberg de Lima Marques
Orientadora: Amarilis Rebuá de Mattos
Co-orientadora: Juciane Araldi Beltrame
Resumo: Entre os diversos cenários e contextos em que há a presença da Educação Musical, este trabalho de conclusão de curso visou entrelaçar o ensino e aprendizado de canto com práticas pedagógicas que acontecem nas mídias sociais. O tema surgiu do cenário, cada vez mais comum, de buscar no meio digital um conhecimento a ser estudado, ou seja, o aprendizado e ensino online. O YouTube é compreendido enquanto uma mídia social de compartilhamento de vídeos, onde os usuários podem tanto assistir, quanto publicar conteúdos online. Desta forma, este trabalho teve como ponto norteador a seguinte questão: como se caracterizam pedagogicamente os vídeos mais visualizados no YouTube para o ensino de canto? E se materializou através de uma pesquisa científica, buscando analisar as características e aspectos pedagógicos dos vídeos mais visualizados no YouTube para o ensino de canto. Mais especificamente, este trabalho procurou identificar tendências no estudo da pedagogia vocal no Brasil; discutir os processos de ensino musical nas mídias sociais; identificar os vídeos e canais sobre o ensino de canto que tenham os maiores indicadores de visualização; caracterizar os vídeos selecionados e analisar suas abordagens pedagógicas. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa documental. Os vídeos publicados na plataforma YouTube foram tomados enquanto fontes documentais. Para compor o corpus, foram selecionados dez vídeos sobre o ensino de canto, com os maiores índices de visualização e oriundos de canais distintos. Foi possível perceber que o ensino online apresenta características próprias que podem ser integradas em nossas práticas profissionais. As mídias sociais, a exemplo do YouTube, já são utilizadas enquanto espaço pedagógico, sendo então um local de trabalho e atuação profissional. Em relação à análise dos vídeos investigados, foi notório o foco dos conteúdos em relação à técnica vocal e habilidades vocais, sem estar necessariamente aplicadas à prática musical de repertórios. Ainda sobre os conteúdos pedagógicos dos vídeos, foi identificada, enquanto recurso chave por parte dos professores canto, a realização de exercícios vocais em bocca chiusa e de escalas em graus conjuntos utilizando vogais, objetivando o aprimoramento da resistência e colocação vocal. Dessa maneira, percebe-se que a compreensão da temática do ensino de música online e o ambiente das mídias sociais se faz cada vez mais pertinente para a Educação Musical. Através deste trabalho, foi possível contribuir na compreensão dos conteúdos de vídeos publicados no YouTube, neste caso, os voltados ao ensino de canto.
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