PIBIC
PIBIC 2019/2020: Educação musical híbrida em curso de extensão de instrumento/canto
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se constitui o ensino híbrido na estruturação e desenvolvimento de um curso de extensão de instrumento/canto a partir da perspectiva dos professores e alunos. É um estudo de caso de abordagem qualitativa, que tem como campo empírico um curso de extensão híbrido de instrumento/canto que será ofertado via videoconferência (parte online) e na UFPB (parte presencial). O curso faz parte das ações de extensão do TEDUM (Grupo de estudos e pesquisa em Tecnologias e Educação musical). A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com a equipe de ministrantes (professores e bolsistas de ensino e extensão do grupo), observação das aulas e diários de campo. Os referenciais teóricos se concentram nos estudos acerca da educação híbrida, ensino/aprendizagem de instrumento a distância e música em rede. A necessidade de se debruçar nessa temática é também uma demanda que os próprios estudantes e professores dos cursos de Música da UFPB, principalmente do curso de Licenciatura em Música, demonstram durante as suas participações nos projetos (PROBEX e PROLICEN) e nas disciplinas que tangenciam o tema. Além disso, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica é um espaço potencial para a formação acadêmica do estudante, tendo a oportunidade de aprender tanto sobre o tema pesquisado, quanto a prática de pesquisa, contribuindo assim para a formação desse estudante, conectada com um campo emergente da educação musical.
Discentes com plano de trabalho:
- ELEN FIRMINO DE SANTANA | PIBIC-CNPQ (IC)
- EWERTON FERREIRA DA SILVA | PIBIC-UFPB (IC)
- IZABELLA RAIANE FERREIRA DE SOUSA | PIVIC (IC)
Publicações relacionadas: Curso Híbrido de Violão (2020); O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos professores e monitores (2020); O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes (2020).
PIBIC 2018/2019: Práticas e aprendizagens musicais na cultura digital e participativa: um estudo sobre produção de conteúdo musical em plataformas virtuais
Resumo: Esta pesquisa trata da produção de conteúdo musical na internet pela perspectiva da Educação Musical, considerando as práticas musicais que emergem na cultura digital e participativa, tais como: remixes, mashups, comentários nas postagens, tutoriais, produção solo de multi-instrumentistas com gravação em multipistas, dentre outras. Nesse cenário as fronteiras entre produtor e consumidor de música estão cada vez mais tênues e com isso, surgem questionamentos acerca das aprendizagens musicais que estão imbricadas nessas práticas. Dessa forma, o estudo aqui proposto tenciona investigar as dimensões pedagógico-musicais que estão presentes nas práticas de produção de conteúdo musical da cultura digital/participativa. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja técnica de coleta de dados será a análise documental de três canais de uma mídia digital social audiovisual, o youtube, com recorte temporal da produção. O embasamento teórico da metodologia concentra-se nos estudos sobre pesquisa qualitativa online, considerando as especificidades metodológicas quando a internet é a ferramenta e também o campo de pesquisa. A análise dos dados será realizada à luz estudos sobre cultura digital e cultura participativa desenvolvidos pelas áreas de educação e educação musical, articulando também com estudos sobre cibercultura e perspectivas da sociologia da educação musical. No que se refere aos resultados, podem contribuir para um campo mais amplo que é o da pedagogia musical online e semipresencial, cuja produção de conteúdo é um fator importante para a viabilização e desenvolvimento de diferentes propostas. A necessidade de se debruçar nessa temática é também uma demanda que os próprios estudantes e professores dos cursos de Música da UFPB, principalmente do curso de Licenciatura em Música, demonstram durante as suas participações nos projetos (PROBEX e PROLICEN) e nas disciplinas que tangenciam o tema. Além disso, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica é um espaço potencial para a formação acadêmica do estudante, tendo, no caso específico desta pesquisa, a oportunidade de aprender tanto sobre o tema pesquisado, quanto a prática de pesquisa que se dá na e pela internet, contribuindo assim para a formação desse estudante, conectada com um campo emergente da educação musical.
Discentes com plano de trabalho:
- FILYPE GABRIEL DOS SANTOS NEGREIROS | PIVIC (IC)
- GUTENBERG DE LIMA MARQUES | PIBIC-CNPQ (IC)
Publicações relacionadas: Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube descrições e percepções iniciais (2019); Aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: reflexões e discussões sobre os elementos musicais presentes (2020).