Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Publicações > 2020 > O ensino e aprendizagem híbrido na visão dos estudantes

O ensino e aprendizagem híbrido na visão dos estudantes

por TEDUM publicado 16/03/2021 10h41, última modificação 16/03/2021 10h50

Izabella Raiane Ferreira de Sousa; Marcos da Rosa Garcia

Resumo: Este trabalho é fruto de um plano de trabalho de iniciação científica: “O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes” PIBIC-UFPB-CNPQ e faz parte do projeto de pesquisa “Educação musical híbrida em curso de extensão de instrumento/canto” submetido ao Programa Institucional de Iniciação Científica, através do EDITAL 02/2019/PROPESQ SELEÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019/2020. Aqui focamos no contexto do curso híbrido de extensão em violão ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação Musical (TEDUM), com objetivo principal de apresentar e analisar a visão dos alunos sobre o curso: seus aprendizados e considerações a respeito da proposta híbrida. Esse texto apresenta características e metodologias relacionados à pesquisa qualitativa de modo que foram realizadas observações das aulas e dos alunos, e entrevista semiestruturada com os sujeitos. Com base nesses dados concluímos que os alunos mantiveram uma predileção pela modalidade presencial, considerando suas experiências e desejos musicais diversos. De toda forma os alunos destacaram que as ferramentas do ensino híbrido foram significativas para o processo de aprendizagem de violão.

SOUSA, Izabella Raiane Ferreira de ; GARCIA, Marcos da Rosa. O ensino e aprendizagem híbrido em curso de extensão de instrumento/canto na visão dos estudantes. In: Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical, 15. Anais. 2020. Disponível em: http://abem-submissoes.com.br/index.php/regnd2020/nordeste/paper/view/378/338