Probex
Resumo: O projeto “Educação musical online e semipresencial - 2018” tem como objetivo oportunizar um espaço laboratório para estudantes de licenciatura em música visando a criação e viabilização de cursos de extensão em música nas modalidades online e/ou semipresenciais para comunidade interna e externa à UFPB. Trata-se de uma ação de extensão que foi desenvolvida em 2013 e retomada em 2017 a partir da estruturação e desenvolvimento de cursos de extensão em música nas modalidades online e semipresencial. Esta proposta de renovação do projeto parte da análise dos resultados obtidos em 2017 o interesse de alguns participantes do curso ofertado em fazer parte da equipe em 2018 como professores tutores. Além disso, neste ano o projeto funcionará em parceria com o projeto de extensão “Música, Tecnologias Digitais e Inovação: possibilidades e diálogos na formação musical” do IFRN campus Apodi. As ações previstas para 2018 são: 1) Encontros semanais com a equipe durante toda a vigência do projeto. 2) Avaliação do material construído no ano anterior. 3) Avaliação de demandas para 2018, formação de tutores e preparação dos ambientes virtuais para a oferta de novos cursos. 4) Oferta do curso “Diálogos e Conexões sobre Educação Musical e tecnologias” - Turma 2 (Curso com duração de 2 meses, utilizando metodologias ativas). Essa versão contará com as mudanças sugeridas pelos participantes da oferta anterior. 5) Oferta de oficinas e cursos de até 12h a partir das demandas da comunidade interna e externa a UFPB. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos Tecnologias Digitais e Educação Musical (TEDUM - UFPB) que desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão desde 2011. Espera-se contribuir na formação de graduandos e professores de música para atuar no campo da educação musical online e/ou semipresencial.
Os resultados dos dois anos de implementação desse projeto podem ser visualizados na seção “Publicações” desse site.
Publicações relacionadas: Diálogos e conexões sobre educação musical e tecnologia
Resumo: Este projeto tem como objetivo oportunizar um espaço laboratório para estudantes de licenciatura em música visando a criação e viabilização de cursos de extensão em música nas modalidades online e/ou mistas para comunidade interna e externa à UFPB. Para tanto, as ações serão divididas em duas fases: A primeira contempla um curso de formação para alunos do curso de graduação em música, tendo como objetivos aprender a utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem musical, criar material didático, aprender como trabalhar como tutor, aprender a utilizar tecnologias no ensino de música a distância e misto. Esses alunos poderão atuar na segunda fase do projeto, na qual serão ofertados cursos de extensão de curta duração (30 h/aula) tendo como público alvo estudantes de cursos presenciais e a distância da UFPB e comunidade externa (professores, oficineiros de Ongs e Projetos Sociais). A realização deste projeto toma como base os resultados de projetos realizados entre os anos de 2011 e 2013 na UFPB, no projeto Probex “Tecnologias Digitais e Educação Musical”.
Os resultados do primeiro ano de implementação desse projeto podem ser visualizados na seção “Publicações” desse site.
Publicações relacionadas: Educação musical online e semipresencial (2017); Educação musical online e semipresencial na extensão universitária (2018); e As representações sociais de professores quanto ao ensino de Música mediado por Tecnologias (2018).
Probex 2011 | 2012 | 2013 - Tecnologias digitais e educação musical
Resumo: Este projeto busca desenvolver ações pedagógico-musicais integrando tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em diferentes espaços de atuação. Inicialmente serão desenvolvidas palestras, oficinas, mini-cursos para professores e alunos de música, a partir de material disponível na rede (softwares livres, sites) e produzidos pelos integrantes do projeto. A viabilização deste projeto atenderá a duas demandas, uma vez que oportunizará um espaço de atuação pedagógica para os estudantes do curso de música da UFPB, e atenderá professores e alunos de diferentes instituições de ensino. Tal iniciativa pode contribuir para potencializar a utilização das tecnologias digitais em aulas de música, bem como ampliar as discussões sobre os impactos das tecnologias no ensino e aprendizagem musical.
Palavras-Chave: formação de professores, tecnologias digitais, educação musical
Mais informações:
- Esse projeto pôde suprir uma demanda dos alunos da graduação em música ao oferecer um espaço efetivo para discussão e ações práticas acerca da utilização das TDICs no ensino e aprendizagem musical;
- Relevância da temática 'tecnologias digitais e educação musical' contemplando as transformações na forma de aprender e ensinar música a partir dos avanços tecnológicos;
- As tecnologias digitais de informação e comunicação se configuram como temática transversal para as diferentes atuações do licenciado/bacharelado em Música;
- A EAD como um campo em potencial para atuação dos licenciados como tutores presenciais e a distância, requer uma maior aproximação dos alunos com as tecnologias digitais;
- O projeto pretendeu oferecer cursos e oficinas para professores de música de diferentes espaços de atuação, sendo um espaço de formação para os alunos da graduação em música da UFPB que poderão atuar como monitores e ministrantes.
- Relação da temática com a pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora do projeto.