Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Publicações > 2017 > Educação musical online e semipresencial

Educação musical online e semipresencial

por TEDUM publicado 27/10/2020 12h16, última modificação 27/10/2020 12h16

Juciane Araldi Beltrame

Esse artigo tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas na implementação do projeto “Educação musical online e mista: estrutura, metodologias e oferta de cursos de extensão de curta duração” considerando a fase inicial de maio a julho de 2017. Nessa perspectiva, apresentamos inicialmente as principais características operacionais do projeto, analisamos as características e concepções da educação musical online na contemporaneidade, discutimos os principais pressupostos teóricos da Aprendizagem Baseada em Problemas como proposta metodológica de educação musical online e delineamos os caminhos para implementação do projeto. Nessa fase inicial de planejamento e reuniões temos vivenciado uma troca constante de saberes construída de forma colaborativa com alunos e professores envolvidos na equipe. Tal prática está possibilitando o desenvolvimento de novas propostas e ideias para educação musical online no contexto da Universidade Federal da Paraíba. Dessa forma, esperamos que esse projeto de extensão possa contribuir para solidificar as propostas já apresentadas no projeto pedagógico do curso de licenciatura da UFPB, ao possibilitar mais um espaço de formação e atuação do licenciando, em diferentes espaços.

BELTRAME, Juciane Araldi. Educação musical online e semipresencial: possibilidades metodológicas na extensão universitária. In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 23, 2017, Manaus. ​Anais​. Londrina: ABEM, 2017. Disponível em: <http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/congresso2017/cna/paper/view/2773/1494