Texto tem como objetivo evidenciar as políticas desenvolvidas pelas partes no setor energético e foi publicado na Revista de Pesquisa em Políticas Públicas da UnB.
Notícias
Os programas de iniciação científica são o Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Cientifica (PIVIC/UFPB) e o Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq).
Professores e alunos integrantes do grupo se reuniram para o coordenador do grupo, Prof. Dr. Iure Paiva, apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo e apresentar o novo portal do GESEne.
Artigo busca apresentar as vantagens que uma usina hidrelétrica binacional, entre a Bolívia e o Brasil, poderia trazer para o desenvolvimento socioeconômico dos países.
Ao todo, cinco trabalhos desenvolvidos no grupo serão apresentados na VI Semana de Relações Internacionais da UFPB.
Prof. Dr. Iure Paiva e Prof. Dr. Pascoal Gonçalves ministram minicurso na sexta edição da Semana de Relações Internacionais da UFPB.
Prof. Dr. Iure Paiva publica em revista da Universidade Federal de Grande Dourados, Mato Grosso do Sul. Artigo analisa as diferentes formas de abordar os objetos de estudo sobre segurança e Relações Internacionais.
As alunas Juliana Maciel e Tayse Vitcel participaram do 25º Encontro de Iniciação Científica (ENIC), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), apresentando trabalhos desenvolvidos o GESEne.
Trabalho desenvolvido por membros do GESEne foi apresentado no Encontro de Extensão, 2017, da Universidade Federal da Paraíba.
O Prof. Dr. Iure Paiva participou de uma banca de Término de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.
O grupo visitou o Parque Eólico de Mataraca, em Mataraca, e a Usina Monte Alegre, em Mamanguape, nos quais foram debatidos os impactos ambientais, sociais e econômicos dessas instalações.
Prof. Dr. Iure Paiva contribuiu para artigo do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.
O grupo de estudos finalizou o relatório do projeto de Fluxo Contínuo de Extensão (FLUEX), da UFPB.
Artigo abrange a política externa brasileira e os acordos internacionais no setor energético celebrados pelo país. Evento irá acontecer entre 11 e 14 de setembro.
O seminário é uma iniciativa da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) e ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná.
A ação aconteceu na cidade de Sousa, PB, e foi promovida pelo Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA).
Trabalho foi apresentado quinta feira (19), na UFPB, e teve como uma de suas temáticas entender as razões para a aceitação do governo brasileiro do aumento da participação da China no setor elétrico.
Trabalho apresentado tratou das políticas de energias renováveis no Brasil, China e Índia.
Encontro aconteceu na sede do consulado japonês em Recife.
Com 30 vagas, atividade discutirá acordos e tratados assinados pelo Brasil.