Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Pesquisa
conteúdo

Pesquisa

por Gesene publicado 24/05/2017 13h50, última modificação 30/03/2019 21h22
Projetos de pesquisa dentro do GESEne.

2017 - Atual

Análise dos acordos de cooperação internacional firmados pelo Brasil na área da segurança energética (1990-2014)

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de análise a atuação externa do Brasil visando garantir a segurança energética, ou seja, as iniciativas internacionais brasileiras voltadas a atender demandas que vão desde à produção ao consumo sustentável de energia. Nesse cenário, o objetivo geral do projeto é analisar os acordos e atos internacionais firmados pelo Brasil com países e organizações internacionais visando garantir a segurança energética em diferentes níveis de governança em que atua (nacional, regional e global). Os acordos a serem analisados são aqueles firmados nos governos de Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, buscando identificar interesses, objetivos, ações e atores envolvidos, bem como as repercussões políticas internacionais dessas iniciativas.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Henry Iure de Paiva Silva - Coordenador / Paulo César Souza Manduca - Integrante / José Alexandre Altahyde Hage - Integrante / Klaus Guimarães Dalgaard - Integrante / Mauro Donizeti Berni - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 2015 - Atual

Os Biocombustíveis nas Relações Internacionais: Entre a Governança Global e a Independência Energética para o Brasil, a União Europeia e os Estados Unidos

Descrição: O objetivo desta pesquisa é de analisar o incipiente processo de constituição do mercado global de biocombustíveis no contexto do novo entendimento sobre segurança energética e tendo como referência a inter-relação dos principais atores neste campo - Brasil, União Europeia e Estados Unidos - com os Regimes Internacionais e agências multilaterais cuja atuação influi nesta área. Adaptando a teoria de "two-level games" de Robert Putnam (1988), analisamos como os âmbitos domésticos desses três atores influenciam o âmbito internacional, e vice-versa - isto é, como as diversas estruturas de governança global que dizem respeito aos biocombustíveis, por sua vez, voltam a influenciar os interesses e as preferências dos atores domésticos. Desta maneira, fazemos uma análise integrada de todos os fatores - sejam eles domésticos ou internacionais, estatais ou não-estatais - que influenciam o processo de tomada de decisões que diz respeito à formação da estrutura de governança global dos biocombustíveis, incluindo as diversas motivações por trás dos interesses dos atores em questão, desde a preocupação estratégica e geopolítica com a segurança energética até as questões de sustentabilidade ambiental e alimentar. Com base nos resultados da pesquisa acerca das questões acima, faremos uma análise comparativa dos três atores, da qual desenvolveremos também conclusões teóricas holísticas sobre a natureza do papel e da dinâmica dos biocombustíveis nas relações internacionais. Além de fazer uma importante contribuição para a literatura acadêmica sobre o assunto, o conhecimento gerado pode colaborar para que os tomadores de decisão no Brasil, os produtores e a sociedade em geral, possam desenvolver meios para melhor planejar sua inserção em um novo ciclo econômico com a emergência da economia de baixo carbono.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Henry Iure de Paiva Silva - Integrante / Paulo César Souza Manduca - Coordenador / Adriana Vilella Nilsson - Integrante / Ariel Finguerut - Integrante / Francisco del Moral Hernandez - Integrante / Frank Rosillo-Calle - Integrante / José Alexandre Altahyde Hage - Integrante / Klaus Guimarães Dalgaard - Integrante / Luís Alexandre Fuccille - Integrante / Mauro Donizeti Berni - Integrante / Pascoal Teófilo Carvalho Gonçalves - Integrante / Shiguenoli Miyamoto - Integrante / Stefano Ponte - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.