Quem somos
O Grupo de Estudos sobre Segurança Energética (GESEne) do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (DRI/UFPB) foi criado em 2016 com o objetivo de desenvolver estudos sobre segurança energética, a qual compreende uma diversidade de questões relativas ao adequado suprimento de recursos energéticos essenciais ao desenvolvimento de um país e de sua sociedade em geral, como no caso do Brasil, abordando aspectos nacionais e internacionais.
As análises do GESEne incidem, em particular, sobre aspectos políticos, militares, econômicos, sociais, ambientais, regulatórios e de inovações tecnológicas considerados essenciais ao funcionamento da cadeia energética, envolvendo desde as fontes ao consumo final. Os estudos realizados pretendem contribuir com o avanço das pesquisas produzidas pelas Ciências Humanas e Sociais na área de energia, com abordagens críticas e relevantes que possam dar resposta à diversidade de contextos e desafios com que o setor se confronta. O foco das pesquisas recai sobre as demandas energéticas do Brasil, com especial atenção ao setor elétrico e certas iniciativas no campo das energias renováveis.
Iure Paiva - Pesquisador Coodenador do Grupo
É professor Adjunto do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (DRI-UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB), com Doutorado em Ciência Política (UNICAMP) e Mestrado em Direito (UFPB). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, dedicando-se a pesquisas, principalmente, sobre os seguintes temas: Teoria das Relações Internacionais, Meio Ambiente e Ordem Energética Internacional.
Demais membros pesquisadores:
Professores
Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas: UNESP, UNICAMP, PUC-SP; Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); e bacharel em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do INCT para Estudos sobre os Estados Unidos (INEU). Atua principalmente com os temas: economia política internacional e política externa; desenvolvimento econômico e propriedade intelectual.
Doutorado e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com graduação em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB. Desenvolve atividades na área de ensino e pesquisa em Políticas Públicas, com ênfase em Métodos Quantitativos e Análise Institucional. É coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Políticas Governamentais (NPGOV). Tem experiência em economia política, gestão governamental, análise e avaliação de políticas públicas, com atuação como consultor técnico em agências governamentais.
Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa
Possui graduação em HISTÓRIA e em DIREITO (UFPB); especialização em Direito Ambiental e em Metodologia do Ensino Superior; mestrado em Ciências Jurídicas (UFPB), área de concentração em Direito Econômico; aperfeiçoamento em Direito da Regulação (Centro de Estudos de Direito Público e Regulação - CEDIPRE, Universidade de Coimbra); doutorado em Ciências Jurídico-Econômicas (Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra - FDUC, Portugal) e pós-doutorado em Direito, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Brasil.
É graduado em Engenharia de Produção e Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) (1983). Possui mestrado e doutorado em Planejamento de Sistemas Energético pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Bacharel em Ciências Jurídicas. É pesquisador sênior associado ao Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE - UNICAMP) desde 2010. Na iniciativa privada liderou equipes ao nível de gerência industrial, otimização e meio ambiente nos setores de serviços, celulose&papel, alimentos&bebidas e cerâmico. Vem desenvolvendo atividades nas seguintes áreas principais: bioenergia e bioeconomia, eficiência energética, estudos de mercado, planejamento energético e ambiental nos setores: industrial, transportes, elétrico e edificações. Também desenvolve atividades acadêmicas de orientação, pesquisa e desenvolvimento na área de energia envolvendo economia da energia, otimização, organização industrial, regulação e política energética. Membro desde 2016 do Conselho Estadual de Política Energética do Estado de São Paulo (CEPE). O CEPE tem como missão formular diretrizes e políticas públicas no setor energético para o Governo do Estado de São Paulo.
Possui graduação e mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - na linha de pesquisa "Relações Internacionais". Possui experiência docente na PucMinas, na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG) e na UFPB. Atuou como gerente de Extensão e Relações Institucionais na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Relações Internacionais da UFPB e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional na mesma instituição.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas, professor tcolaborador do DCP-IFCH-Unicamp e professor da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Segurança e Política Externa, mas atua também na área de Sociologia. Quanto à pesquisa, coordena um grupo de estudos e desenvolve projeto de pesquisa sobre a Diplomacia do Etanol.
Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD/UFPE (2015). Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE (2009). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco - UPE (2003). Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Gestão Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Organizações Públicas (Planejamento, Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas) e Gestão de Políticas Públicas (Redes de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, Modelos de Centros Tecnológicos e Políticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Setor Elétrico).
Concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Energias Alternativas e Renováveis. Seus interesses abrangem operação de sistemas de potência em ambiente competitivo, serviços ancilares e energias renováveis.
Iniciação Científica
Graduanda em Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. É pesquisadora na área de Segurança Energética e bolsista de Iniciação Científica do CNPq.
Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Energética, Política Externa Brasileira e Cooperação Internacional.
Vinícius Torres Barros de Melo - Ex-orientando
Graduando em Relações Internacionais (UFPB), com interesse nos seguintes temas: Ciência Política, Segurança Internacional, Comércio Exterior e Segurança Energética. Atuou como pesquisador voluntário no Grupo de Estudos sobre Segurança Energética (GESEne).
Trabalho de Conclusão de Curso
Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba e pesquisadora.
Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba e pesquisadora.
Camilla Martins Ramos da Silva - Ex-orientanda
Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba e pesquisadora. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional.
Lucas Marques Feitosa - Ex-orientando
Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Segurança Energética, Integração Internacional, Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança energética, política externa brasileira e américa do sul.
Mestrado
Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Graduanda em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP) - Com interesse nas áreas de Segurança Energética, Direito do Mar, Direito Internacional Público, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.
Mestranda em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba; Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Enquanto pesquisadora, desenvolve pesquisa na área da Ciência Política e Relações Internacionais, estuda os acordos de cooperação internacional e as políticas públicas brasileiras sobre Desenvolvimento Sustentável, Energias Renováveis e Eficiência Energética. Trabalha como consultora em Projetos de Eficiência Energética e como coordenadora na Secretaria de Energias Renováveis da ONG Engenheiros Sem Fronteiras. Ministra palestras, seminários e cursos sobre Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Energias renováveis e Eficiência energética em escolas, instituições de ensino e projetos em comunidades de baixa renda.
Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2016). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Regimes Internacionais, COP 21, Mudanças Climáticas, Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e Políticas de Mitigação no Setor Energético. Atualmente, cursa o Mestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Federal da Paraíba.
Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
Gary Rainer Chumacero Vanderlei - Ex-orientando
Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/CCSA/UFPB), 2018. Graduação em Relações Internacionais (DRI/CCSA/UFPB), 2016. Possui participação em cursos e eventos nas áreas de ciências econômicas e ciências políticas; projetos de extensão e apresentação de trabalhos acadêmicos em âmbito doméstico e internacional. Possui conhecimento de informática básica (Word, Excel, Power Point) e programação (R, STATA). Possui fluência em Inglês e Espanhol. Habilidades em liderança, oratória e trabalho em equipe. Bolsista CAPES/BRASIL, 2017/2018.
Rafaele Brito da Silva - Ex-orientanda
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba, mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba com pesquisa na área de cooperação energética na América do Sul, com análise voltada para relação estabelecida entre Brasil e Bolívia. Entusiasta de pesquisas sobre a América do Sul principalmente na área energética. Professora de inglês em escolas particulares.
Doutorado
Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI-UEPB, 2014) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, 2011).