Dianari
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.
Instrumento de sopro tipo flauta, de timbre agudo, utilizado no contexto carnavalesco.
Instrumento do tipo trombeta, feito com um tubo de bambu, unido a um chifre de boi, sob técnica de compressão, através do uso de fios de algodão que terminam soltos, e encontrado entre o povo Ramkôkãmekra.
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.
Instrumento do tipo buzina, encontrado entre o povo Umutina, usadas durante as danças tradicionais e antigamente eram usadas para sinalização no fim das cerimônias de saudação.
Instrumento de sopro do tipo flauta, com ducto e deflector, tocado em contexto de cerimônia e ritual, com três flautas tocando em conjunto, desenvolvendo-se a “polifonia". É encontrado dentre o povo Kamayurá.
Instrumento de sopro, com forte vínculo aos povos originários, confeccionado a partir de ossos humanos (tíbia ou femur). Também há incidência para produção de Membi com ossos de veado, onça ou macaco.
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.
Trombeta poliglobular, confeccionada com cabaças e unidas verticalmente por meio de cera, utilizado nos funerais pelo oficiante.
Instrumento zunidor, feito em madeira, cuja produção sonora se destina à função religiosa de reverência dos mortos, nas cerimônias KUARUP, do povo Kamayurá.
Instrumento do tipo trombeta, de madeira escavada, todo coberto por fio de algodão, exceto nas extremidades, onde ficam a embocadura e o pavilhão, encontrado entre o extinto povo Xipaia.
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.
Nome genérico dado aos instrumentos de sopro, feitos de madeira, geralmente bambu, destinado à atração de animais ou à caça de espera.
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.
Trata-se de um “aerofone livre de interrupção com palhetas livres agrupadas” 4.1.2.1.3.2. (Hornbostel; Sachs, 1914).
Instrumento de sopro, caracterizada como trombeta com ressoador, utilizada para acompanhar o toque das flautas Yapuratú, dos índios do Rio Negro.
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.
Instrumento de sopro, descrito por Renato Almeida (1942: 45) como uma das “trombetas de Jurupari”, por ser usada na festa de mesmo nome.