Ingressantes 2023.2
A Coordenação de Ciências Econômicas, no intuito de colaborar cada vez mais para uma melhor adaptação ao curso, saúda a todos os ingressantes com o presente guia, permanecendo à disposição para eventuais esclarecimentos.
1. INTRODUÇÃO
A matrícula é o ato acadêmico que vincula o(a) estudante ao curso, assegurando-lhe a condição de membro do corpo discente. Este guia não tem a intenção de suprir todas as informações sobre matrículas ou outros temas relacionados. Para isto, cabe exclusivamente ao aluno observar a legislação da instituição, principalmente a Resolução CONSEPE 29/2020 e suas alterações.
2. CONFIRMAÇÃO DE VAGA (ou cancelamento de vínculo)
Prazo: entre os dias 06 e 15/11/2023.
Antes das matrículas os ingressantes devem confirmar o interesse em suas vagas no curso através de formulário eletrônico criado para esta finalidade. O mesmo procedimento deverá ser feito por aqueles que optarem pela desistência da vaga, mudando apenas a documentação a ser enviada, que neste caso passaria a ser a referente ao cancelamento de vínculo. Maiores detalhes estão no próprio formulário do link acima e também em e-mail enviado pela Coordenação para todos os ingressantes 2023.2.
ATENÇÃO: Aqueles que não confirmarem a vaga através do procedimento acima serão considerados desistentes e, portanto, não serão matriculados!
3. MATRÍCULAS
Prazo: entre os dias 20 e 22/11/2023.
No caso dos ingressantes que confirmaram a vaga, as matrículas nas disciplinas serão solicitadas pela Coordenação do Curso, no prazo acima. Isto significa que os alunos serão automaticamente matriculados em TODAS as disciplinas obrigatórias previstas para o primeiro período do curso. Portanto, o aluno ingressante que já confirmou sua vaga não precisa fazer nada durante este prazo, não sendo necessário comparecer presencialmente na Coordenação.
4. PROCESSAMENTO DAS MATRÍCULAS
Data: 24/11/2023.
Como a primeira etapa da matrícula (item 3) é apenas uma solicitação, os alunos deverão aguardar a confirmação pelo sistema, pois antes deste processamento ainda não será possível cadastrar-se no SIGAA.
5. CADASTRO NO SIGAA
Após o processamento e efetivação da matrícula pelo sistema, o aluno ingressante deve realizar o CADASTRO na plataforma SIGAA, que é o ambiente de interação entre o aluno e a instituição, onde é possível, dentre outras funções, verificar as matrículas nas disciplinas, os horários e locais das aulas, bem como emitir documentos de interesse dos alunos (Exemplo: Declaração de Vínculo, Histórico e etc).
OBS-1: Para fins de cadastro no SIGAA, o ingressante poderá consultar aqui o seu número de matrícula.
OBS-2: O ingressante que já foi aluno da UFPB em outro curso e já utilizava o SIGAA continuará usando a conta já existente, não sendo necessário realizar novo cadastro no sistema. A diferença é que, ao fazer o login (utilizando o mesmo usuário e senha de sempre), deverá selecionar qual vínculo (curso) deseja acessar.
Se persistirem dúvidas quanto ao procedimento de cadastro no SIGAA, consulte o Manual de acesso ao SIGAA, disponibilizado pela STI, que também publicou guia sobre os principais problemas durante acesso/cadastro no SIGAA.
6. OUTRAS INFORMAÇÕES
● Início das aulas: 05/12/2023.
● Consulte aqui o fluxograma e a grade curricular para obter detalhes sobre a estrutura do curso.
● Na Universidade, qualquer assunto relativo ao funcionamento dos cursos de graduação é regulamentado pela Resolução CONSEPE 29/2020 e suas alterações, complementando o disposto no Regimento Geral da UFPB.
● Acompanhe o calendário acadêmico da UFPB e fique atento aos prazos de Matrícula, Rematrícula, Trancamento, dentre outros de interesse dos alunos.
● Perguntas e respostas - SIGAA.