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Perfil profissional/Área de atuação

por Liedje - CCE publicado 16/07/2021 18h52, última modificação 19/07/2021 10h22

Curso de Graduação em Ciências Econômicas

 

Padrao CGEFormar um profissional competente e consciente socialmente, conforme o presente projeto pedagógico se propõe em seu terceiro objetivo, é um desafio necessário e exeqüível. O curso de Ciências Econômicas almeja alcançar essa meta entremeando ao longo da estrutura curricular disciplinas de conteúdo econômico com outras de conteúdo social (como ciência política), sócio-econômico (particularmente história, economia política e economia brasileira), técnico (como Contabilidade e análise de balanço, direito, projetos técnico-econômicos e finanças coorporativas), matemática (matemática para economia, cálculo de probabilidades e estatística), econométrico (introdução à econometria e econometria) e ético (economia e ética).

A combinação dos conteúdos supracitados resulta na formação de um economista cidadão, ciente de sua realidade local, de seus problemas econômicos e de sua dimensão social, com capacidade de manusear métodos quantitativos com sensibilidade social e disposto a intervir com responsabilidade e ética, propondo soluções, a um só tempo, técnicas e humanas.

Devido às peculiaridades de sua formação, o economista pode assumir diversas funções na sociedade contemporânea, caracterizando-se por ser um profissional multifacetado. Dentre as principais funções, pode-se destacar as seguintes: técnico em planejamento, técnico em projetos, analista de projetos, analista de mercados, analista de mercados financeiros, técnico em orçamento, perito econômico, consultor de empresas, consultor financeiro de empresas, técnico em comércio exterior, docente em economia, assessor de entidades de classe e assessor de organizações não governamentais.

No setor público, destacam-se as seguintes instituições como ambiente natural de atuação dos economistas: órgãos de planejamento econômico, órgãos de pesquisa econômica, instituições de ensino e instituições bancárias. No setor privado, o economista pode atuar de uma forma geral: no setor agropecuário, no setor industrial e no setor terciário. O economista também pode atuar nas mais distintas organizações não governamentais, contribuindo, por exemplo, com a elaboração de projetos e estudos de impacto sócio-econômico e ambiental.

Considerando essas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, o curso de Ciências Econômicas da UFPB opta por formar um profissional que, além de ser um pesquisador e analista econômico (conforme as diretrizes nacionais), também é um competente técnico e projetista (ao cursar finanças coorporativas e projetos técnico-econômicos I) que domina a realidade local (cursando as disciplinas economia regional I e economia paraibana) e que aprofunda estudos em uma área de atuação profissional, cursando um conjunto de disciplinas optativas, entre as três seguintes vertentes:

I. Mercado de trabalho privado - Privilegiando uma ou mais áreas de atuação no mercado privado, com destaque para as áreas contempladas pelas seguintes disciplinas: direito econômico, perícia econômica, projetos técnico-econômicos

II, comércio eletrônico, administração de pequenas e médias empresas, análise de custos e mercado financeiro de capitais;

II. Pesquisa e ensino - Enfatizando a formação acadêmica, o aluno deve cursar economia do trabalho e/ou economia da empresa, disciplinas que representam as áreas de concentração do mestrado em economia da UFPB, além de outras correlatas como: economia da população, pobreza e desigualdade, economia industrial, economia urbana, economia das micro e pequenas empresas e tópicos avançados em economia;

III. Setor público– Focando a atuação do economista nas instituições governamentais, o estudante deve cursar disciplinas como: economia do setor público II, política e planejamento governamental, política agrícola, economia dos serviços, introdução à administração e economia ambiental.

O curso avalia como importante oferecer alternativas ao alunado, alternativas essas baseadas no mercado de trabalho profissional e nas áreas de estudo dos professores do departamento de economia da UFPB e é por isso que, além das disciplinas mencionadas no parágrafo anterior, há outras possibilidades de áreas de estudo contempladas em outras disciplinas optativas; tais como: economia internacional II, Economia regional II, Economia agrícola, Experiências de desenvolvimento comparadas, economia matemática, economia política III, entre outras. Vale observar, entretanto, que a oferta efetiva das disciplinas optativas vai depender da disponibilidade de professores especializados na área de estudo em cada período acadêmico (em função de afastamentos temporários) e das preferências dos alunos, posto que apenas algumas disciplinas do leque são oferecidas por semestre. Esta dinâmica é que delineará as vocações do curso ao longo da implantação do projeto pedagógico.