Serviços e Formulários
Introdução
Nesta seção você encontra instruções e formulários relacionados aos serviços ofertados pela Coordenação do Bacharelado em Direito (Santa Rita).
Qualquer serviço pode ser solicitado com o formulário de requerimento geral, no topo da lista mais abaixo.
Formato dos arquivos de formulário
Os formulários criados por esta Coordenação de Curso estão em formato de Documento do Google, todos hospedados no Drive Acadêmico no domínio ufpb.br.
Na janela de sua visualização em computador, no menu "Arquivo", há opções para download em diversos formatos, além de ser possível copiá-lo para a própria nuvem no Google Drive (acadêmico ou pessoal), caso o usuário esteja logado. Em dispositivos móveis também é possível o download em diversos formatos, com caminhos diferentes para diferentes aparelhos e sistemas operacionais.
Os formulários são somente sugestões. É possível modificá-los para se adaptarem melhor a seus pedidos, ou usar formatos totalmente diferentes, desde que na requisição estejam presentes e claras as informações necessárias (identificação, dados de contato, assinatura, pedido, fundamento).
Como requerer um serviço
Já há um tempo, eliminamos os procedimentos em papel na unidade. Recorremos a ele apenas subsidiariamente.
Preferimos que os requerimentos sejam assinados via Gov.br, serviço do Executivo Federal de assinatura gratuito e com validade jurídica, disponível em https://assinador.iti.br. Outras assinaturas no padrão ICP-Brasil são igualmente preferíveis.
Caso não seja possível assinar dessa forma, pedimos que o requerimento assinado nos seja enviado a partir do e-mail cadastrado no SIGAA pertencente ao requerente.
Todos os requerimentos e documentos destinados diretamente à Coordenação do Bacharelado em Direito em Santa Rita devem ser enviados ao e-mail institucional direitosantarita@ccj.ufpb.br.
Para aqueles que gostam de colocar a mão na massa e sabem o que estão fazendo, há uma alternativa: a UFPB permite que o próprio usuário (você) abra uma solicitação e monte o processo, com requerimento e documentação comprobatória. O serviço se chama Plataforma de Envio de Documentos Externos (PREDE), e pode ser acessado neste link. Um tutorial em vídeo do procedimento de abertura de processos, produzido pelo competente setor do Arquivo Central, pode ser visto neste outro link.
Lista de serviços ofertados aos discentes
Alteração de dados pessoais (formulário da Pró-Reitoria)
Aproveitamento e dispensa de componentes curriculares (antes da entrada no curso)
Aproveitamento de componentes optativos (cursados na UFPB após entrada no curso)
Atividades complementares (componentes curriculares flexíveis)
Cancelamento de vínculo (desistência do curso)
Declaração de realização de atividade de avaliação
Dilação de prazo para conclusão do curso
Diploma (Formulário da Pró-Reitoria)
Estágio - cadastro e assinatura do termo
Procuração para colação de grau (Modelo)
Reposição de atividade acadêmica