Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > BC incentiva a leitura da literatura afro-brasileira

BC incentiva a leitura da literatura afro-brasileira

publicado: 05/09/2018 11h32, última modificação: 18/10/2022 10h41

A leitura de contos africanos e afro-brasileiros, na visão afrocêntrica, como elemento de construção da identidade. Esse é o ponto primordial do Projeto de Extensão Leituras e Encantos Africanos e Afro-Brasileiros: Uma Proposta Afrocêntrica de Afirmação Identitária, desenvolvido pela Biblioteca Central em parceria com o Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba. O programa beneficia estudantes da Escola Estadual Irmã Severina Cavalcante Souto, localizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

Coordenado pela bibliotecária Ana Roberta Mota, servidora da Seção de Referência da Biblioteca Central, o projeto conta com o apoio da equipe do curso de Pedagogia do CE/UFPB, composta pela professora Alba Cleide Calado (orientadora) e as estudantes Maria Conceição Teofanes (bolsista) e Walquíria Cavalcante (voluntária).

Conforme Ana Roberta, doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (Portugal), a proposta de criação do Projeto de Extensão Leituras e Encantos Africanos e Afro-Brasileiros surgiu a partir da constatação de uma lacuna causada pela precariedade da discussão do tema da diversidade na sociedade, inclusive, nas escolas e nas famílias. Outro ponto destacado pela coordenadora é que, sob a ótica eurocêntrica, essas etnias são vistas de maneira estereotipada.

Além de estabelecer um diálogo entre universidade, comunidade e a Escola Estadual Irma Severina Cavalcante, o projeto de extensão tem como propósito a construção de um espaço de reflexão a partir de uma aprendizagem lúdica que contemple a legislação nacional e educacional sobre questões étnico-raciais.

Atividades realizadas

O Projeto de Extensão Leituras e Encantos Africanos e Afro-Brasileiros: Uma Proposta Afrocêntrica de Afirmação Identitária desenvolve várias atividades, como, por exemplo, o mapeamento dos exemplares de livros que trabalhem as questões étnico-raciais e a abordagem utilizada por essa literatura na biblioteca da Escola Estadual Irma Severina Cavalcante.

Também integram o programa de atividades a execução das propostas pedagógicas referente leitura de contos africanos nos espaços de leitura; a formação de grupos de estudos com graduandos, orientadores, bolsistas e voluntários sobre as questões étnico-raciais, a legislação educacional e as propostas curriculares; e o incentivo à leitura junto aos alunos dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental.

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br