Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Acesso à Informação > Perguntas Frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

por costa filho publicado 29/01/2019 09h14, última modificação 18/10/2022 10h43

Data da última atualização: 11/01/2022

Pesquisa ao acervo

01. Pergunta: Como acessar o catálogo com os materiais bibliográficos das bibliotecas?

 Resposta: O catálogo das bibliotecas pode ser acessado no website da biblioteca ou no SIGAA, no módulo biblioteca, utilizando-se das opções "pesquisar material bibliográfico" e/ou "pesquisar artigo no acervo".

02. Pergunta: Como localizar o material bibliográfico que preciso?

Resposta: Por meio da busca no catálogo, preenchendo todos ou algum dos campos de pesquisa: autor, título e/ou assunto. Importa esclarecer que o sistema não diferencia caracteres maiúsculos e minúsculos nem acentos. Por exemplo, o termo bibliográfico recupera registros com as palavras: bibliografico, Bibliografico, Bibliográfico, BIBLIOGRÁFICO e BIBLIOGRÁFICO.

03. Pergunta: Como encontrar os livros nas estantes das bibliotecas do SISTEMOTECA?

Resposta: Após a busca no catálogo da biblioteca, o sistema irá recuperar alguns títulos que aparecerão abaixo da tela de busca. A partir dos resultados recuperados você deverá clicar na lupa que aparece à direita. A tela seguinte que se abrirá irá trazer a Biblioteca na qual o material está localizado, junto a sua localização (Ex: 657.1 C146p). A localização é o endereço do livro nas estantes das bibliotecas do SISTEMOTECA. Por isso, é importante identificar a biblioteca onde o livro se encontra e a sua localização.

 

Empréstimo/Renovação de Livros 

 

04. Pergunta: Quem pode utilizar o serviço de empréstimo de materiais bibliográficos?

     Resposta: Discentes (alunos), pessoal docente (professores) e pessoal técnico-administrativo (funcionários) da UFPB.

05. Pergunta: Quantos materiais podem ser emprestados para os usuários? E por quanto tempo?

    Resposta: Pessoal docente (professores) até 10 livros, com prazo de 20 dias para devolução; discentes (alunos) e pessoal técnico-administrativo (funcionários) até 6 livros, com 20 dias para devolução.

06. Pergunta: Posso devolver os materiais e deixar multa pendente?

      Resposta: Sim.

07. Pergunta: Quais são as regras para o empréstimo?

      Resposta: As normas de circulação encontram-se disponíveis aqui .

08. Pergunta: Outra pessoa pode fazer a devolução dos materiais?

      Resposta: Sim.

09. Pergunta: Quando e por quanto tempo posso renovar os materiais emprestados?

    Resposta: A renovação poderá ser feita a qualquer momento, apenas uma vez, através do módulo biblioteca, disponível no SIGAA, com duração de 20 dias a partir da data da renovação.

10. Pergunta: Posso devolver os materiais em outra biblioteca?

       Resposta: Não. Os materiais devem ser devolvidos na mesma biblioteca que foram retirados.

11. Pergunta: Posso fazer empréstimos em outras bibliotecas setoriais?

      Resposta: Sim. Pode pegar materiais em todas as bibliotecas do SISTEMOTECA, com empréstimo através do SIGAA.

12. Pergunta: Serei avisado do vencimento do prazo do empréstimo?

      Resposta: Sim. O SIGAA envia um e-mail comunicando. Porém, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) não se responsabiliza pelo não recebimento do e-mail por motivos técnicos.

13. Pergunta: Qual o procedimento para pagamento de multa e regularização no sistema?

     Resposta: No módulo (aba) biblioteca aparece, na aba empréstimos aparece a opção: Imprimir GRU para Pagamento das Multas na biblioteca. Você deverá imprimir a GRU, pagá-la e esperar um período de até 48h úteis para o sistema reconhecer o pagamento. Caso precise de algum serviço com urgência, favor apresentar o comprovante de pagamento no balcão de empréstimo de uma biblioteca. Não serão aceitos comprovantes de pagamentos por agendamento.

14. Pergunta: Estou com multa pendente, posso realizar a empréstimo ou renovação de outros materiais?

      Resposta: Não

15. Pergunta: Posso solicitar a reserva de algum material bibliográfico?

      Resposta: Não. O SISTEMOTECA da UFPB não tem opção de reserva de materiais bibliográficos.

16. Pergunta: Usuários (as) sem vínculo com a UFPB podem fazer empréstimos?

      Resposta: Não. Os empréstimos são realizados, exclusivamente, para quem têm vínculos ativos com a UFPB.

17. Pergunta: Quando é encerrado o cadastro na Biblioteca?

      Resposta: O cadastro encerra-se quando é realizado o encerramento do vínculo com a biblioteca através do SIGAA.

18. Pergunta: O sistema permite fazer renovação se tiver alguma pendência no cadastro?

      Resposta: Não.

 

 Acesso aos portais de pesquisa e bases de dados

19. Pergunta: O que são portais de pesquisa e bases de dados?

     Resposta: São coleções que disponibilizam livros, periódicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso em formato digital.           

20. Pergunta: Como é feito o acesso ao conteúdo digital?

      Resposta: O acesso ao conteúdo digital pode ser feito a partir de qualquer computador ligado à rede da UFPB por aqui ou remotamente, por meio do uso do Firefox UFPB. Saiba como aqui.

21. Pergunta: Quem pode acessar o conteúdo digital remotamente?

       Resposta: Discentes (alunos), pessoal docente (professores) e pessoal técnico-administrativo da UFPB.

22. Pergunta: Como posso acessar os portais de pesquisa e bases de dados de casa?

     Resposta: Para utilizar o serviço basta fazer o download da versão mais recente do Firefox UFPB e utilizar as mesmas credenciais (usuário e senha) do SIGAA.

 

Aquisição de Materiais Bibliográficos

 

23. Pergunta: Posso doar materiais à biblioteca?

     Resposta: Sim. Para isso, é importante observar os critérios adotados pelo SISTEMOTECA para Doação de Livros. Para saber mais, clique aqui. 

 

Ficha Catalográfica 

24. Pergunta: Como faço para gerar a ficha catalográfica do meu TCC, tese ou dissertação?

     Resposta: Através do SIGAA, no módulo biblioteca. Entre na opção "Ficha catalográfica"  e preencha os campos, conforme instruções aqui.

 

Depósito de Teses ou Dissertações

 

25. Pergunta: Como realizar depósito de teses e dissertações na Biblioteca Central?

       Resposta: Seguindo as orientações para depósito de teses e dissertações aqui.

 

Informações Gerais - Serviço de Referência

 

26. Pergunta: Qual o horário de funcionamento das bibliotecas do SISTEMOTECA?

       Resposta: Confira tabela com dias e horários: 

COLEÇÃO

LOCALIZAÇÃO

FUNCIONAMENTO

HORÁRIO

AREIA - MON

Campus II – Areia

Segunda-feira a Sexta-feira

7h às 22h

Sábado

8h às 12h

CCHSA - MON

Campus III – Bananeiras

Segunda-feira a Sexta-feira

7h às 22h

CFT - MON

CCEN - MON

Campus I – Exatas e da Natureza

Segunda-feira a Sexta-feira

7h30 às 21h

CCHLA - MON

Campus I – Humanas e Letras

Segunda-feira a Sexta-feira

8h às 21h30

CCJ – MON

Campus I - Direito

Segunda-feira a Sexta-feira

7h30 às 21h30

CCJ – PERI

CCM – MON

Campus I – Medicina

Segunda-feira a Sexta-feira

7h30 às 21h

CCS – ENF

Campus I – Saúde

Segunda-feira a Sexta-feira

7h às 19h

CCS – NESC

CCS – PERI

CCSA – MON

Campus I – Sociais Aplicadas

Segunda-feira a Sexta-feira

7h30h às 21h30h

CE – MON

Campus I – Educação

Segunda-feira a Sexta-feira

7h às 21h30

CT – MON

Campus I – Tecnologia

Segunda-feira a Sexta-feira

7h30 às 21h

CTDR – MON

Campus I - Mangabeira

Segunda-feira a Sexta-feira

21h às 21h

DH – UFPB

Campus I – Central de Aulas

Segunda-feira a Sexta-feira

8h às 12h

HU – MON

Campus I – Hospital Universitário

Segunda-feira a Sexta-feira

7h às 17h

JPBC – CE

Campus I – Biblioteca Central

Segunda-feira a Sexta-feira

7h30 às 22h

JPBC – CP

JPBC – MM

JPBC – MON

JPBC – OR

JPBC – PERI

PPLP – MON

PRAC - BIBLIOEXT

CEAR

Sábado

8h às 12h

CCAEMM – CE

Campus IV – Mamanguape

Segunda-feira a Sexta-feira

8h às 22h

CCAEMM – MM

CCAEMM - MON

CCAE – MON

Campus IV – Rio Tinto

Segunda-feira a Sexta-feira

8h às 22h

CCJSR – MON

Campus I – Santa Rita

Segunda-feira a Sexta-feira

7h30 às 21h30

NUPPO

Campus I - Prédio da Reitoria

Segunda-feira a Sexta-feira

8h às 12h e

13h30 às 17h

NDIHR

Campus I - Central de Aulas – Bloco G

Segunda-feira a Sexta-feira

14h às 18h

CCTA

Campus I – Comunicação Turismo e Artes

Fechada para ampliação

CI

Campus I - Mangabeira

Segunda-feira a Sexta-feira

8h às 17h

 

27. Pergunta: Como reservar salas de reuniões, sala de seminários e auditório da Biblioteca Central?

      Resposta: Através do website da Biblioteca Central no menu à esquerda chamado "Reservas e agendamentos". Para agendar, basta clicar aqui, preencher o formulário e ficar atento às normas de uso das salas.

28. Pergunta: Como agendar visita dirigida na BC?

      Resposta: Para agendar basta clicar aqui, preencher o formulário e ficar atento às orientações para a visita dirigida. Informações podem ser obtidas através dos contatos: (083) 3216-7105 /  e-mail: referencia@biblioteca.ufpbr.br ou na Seção de Referência da Biblioteca Central.

29. Pergunta: Como configurar a rede "UFPB Sem fios" no notebook e celular?

       Resposta: Clique aqui e veja os passos para configurar a rede "UFPB Sem Fios".