Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertura do Espaço Memória da BC nesta sexta (7), às 16h
conteúdo

Notícias

Abertura do Espaço Memória da BC nesta sexta (7), às 16h

Evento acontecerá no 1º andar da BC, no encerramento da programação da Semana de Recepção aos Alunos do Período 2019.1
publicado: 07/06/2019 08h45, última modificação: 18/10/2022 10h42

"Um povo sem memória é um povo sem história.” Mas este não é o caso da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB). Em endosso àquela máxima de Emília Viotti, será inaugurado, nesta sexta-feira (7), às 16h, o Espaço Memória da BC. O evento encerra a programação da Semana de Recepção aos Alunos do Período 2019.1. Na ocasião, o bibliotecário Carlos Rolim, chefe da Seção de Circulação (SCI), fará uma explanação sobre o tema “O acesso à informação por meio da evolução dos suportes”.

A diretora da Divisão de Serviços ao Usuário (DSU), Jacqueline Rimá, idealizadora do Espaço Memória, informa que o ambiente foi criado com a finalidade de expor ao público parte da história da BC por meio de recursos e suportes utilizados cotidianamente, inclusive sua evolução ao longo do tempo. Composto por vários objetos tecnológicos que tiveram grande serventia e que gora são considerados obsoletos, como aparelhos telefônicos, PCs, máquinas datilográficas e projetores de slides, o Espaço Memória permanecerá aberto à visitação no 1º andar da Biblioteca Central. 

Jacqueline Rimá disse que, na sua chegada à BC, em 2016, observou que muitos equipamentos, “aparentemente inservíveis por estarem quebrados ou obsoletos”, permaneciam depositados, aguardando o envio para o setor patrimonial da UFPB. “Também encontrei vários deles em setores distintos da BC. Então, tive a ideia de agrupá-los em um único espaço, com o objetivo de resgatar essa memória. Assim, após o ‘garimpo’, pudemos esvaziar um pouco o depósito, dando uma nova roupagem a esses equipamentos”, explicou.

A diretora da Divisão de Serviços ao Usuário da Biblioteca Central informou ainda que, na sua busca por peças para o memorial, encontrou móveis antigos para compor o cenário do que viria a ser exposto ao público. “Inclusive, alguns servidores ao saberem do propósito, me procuraram para entregar determinados itens que hoje fazem parte do Espaço Memória”, acrescentou. 

Mudanças

O chefe da SCI, Carlos Rolim, responsável pela montagem do Espaço Memória, destaca que, nos últimos 50 anos, tempo de existência da Biblioteca Central da UFPB, todas as bibliotecas passaram por inúmeras e significativas mudanças. De acordo com Rolim, os livros, antes exclusivamente impressos, agora dividem amigável e imprescindível espaço com as versões digitais. 

Na solenidade de inauguração do Espaço Memória da BC, o chefe da Seção de Circulação da Biblioteca Central discorrerá a respeito do tema “O acesso à informação por meio da evolução dos suportes”. Carlos Rolim enfatiza que nem tudo que havia nas bibliotecas de décadas atrás conseguiu sobreviver, em uso, as transformações trazidas pelo tempo.Este espaço busca proporcionar uma breve viagem no tempo, através de objetos que rememoram a evolução desta biblioteca, assim como de tantas outras”, finalizou.

* Fotos: Rafaella Meira Prado e Carlos Rolim

Contatos da Seção de Referência:

Telefone:  (83)3216-7105
E-mail:  referencia@biblioteca.ufpb.br
Chat: Fale com o Bibliotecário