Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Encontro de Retomada do FLITECA-PB
conteúdo

Notícias

Encontro de Retomada do FLITECA-PB

Fórum tem como objetivo central acompanhar, discutir, avaliar e desenvolver pesquisas no setor LLLB da Paraíba.
publicado: 09/04/2018 11h04, última modificação: 18/10/2022 10h41

No dia 10 de abril de 2018 a Biblioteca Central da UFPB, na qualidade de apoiadora do Fórum do Livro, Leitura, Literatura, Informação e Biblioteca (FLITECA), receberá o Encontro de Retomada do mesmo. Este será um evento gratuito e aberto ao público geral. Para saber mais sobre a história do FLITECA e Programação do Encontro, leia abaixo.

O FLITECA foi criado pela Bibliotecária e Profª. Jemima Marques nos idos de 2006, inicialmente foi pensado para ser um Observatório do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas na Paraíba. O objetivo era acompanhar, discutir, avaliar e desenvolver pesquisas no setor LLLB da Paraíba que pudessem contribuir com as políticas públicas e ações que já vinham sendo realizadas pelo governo do Estado.

Com o passar do tempo, o grupo que se reunia mensalmente sob a coordenação da Profª Jemima Marques foi desenvolvendo diversas ações e intervenções no município de João Pessoa, como o 1º Encontro Paraibano do Livro, Leitura e Biblioteca, realizado em maio de 2010 no Espaço Cultural de José Lins do Rego. Tal evento teve como tema “Acesso ao Livro e a Leitura: Política Pública de Estado” cujo objetivo foi discutir a realidade da leitura no Estado da Paraíba e promover a formação de grupo de trabalho de pessoas e entidades da sociedade civil representativas das cadeias de produção, mediação e criação para elaboração de uma estrutura de gestão e implantação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELL-PB).

O Fliteca-PB, em 2013, por meio de Manifesto, reivindicou ao governo municipal de João Pessoa a elaboração de projeto de criação e implantação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca – PMLLLB - no município de João Pessoa, tendo em vista que este instrumento terá especial significância para a nossa cidade no sentido do desenvolvimento de políticas públicas para o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade como consta de justificativa no atual Plano Nacional do Livro e Escrita Leitura (2017).

PROGRAMAÇÃO 

Data: 10/04/2018

Local: Hall da Biblioteca Central

17h – Abertura Cultural: sarau literário em comemoração à retomada das atividades do Fliteca-PB;

17h20 – Resgate histórico da trajetória do Fliteca-PB;

17h45 – Roda de apresentação e diálogo com os participantes;

17h45 – Onde estamos?: apresentação do cenário atual do Setor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas na Paraíba e definição de cronograma de atividades para o 1º semestre de 2018.

Participação de Cida Fernandez, Bibliotecária, Coordenadora do Programa Direito à Leitura do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF/Olinda-PE), Consultora do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A de Desenvolvimento Social.

19h – Encerramento e informes gerais.