Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conheça as novas instruções para utilização do COMUT

Conheça as novas instruções para utilização do COMUT

publicado: 30/08/2018 10h22, última modificação: 18/10/2022 10h41

Gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) é mais um dos serviços disponibilizados pela Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. O programa permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Para ter acesso ao COMUT, o usuário deve dirigir-se à Seção de Periódicos, localizada no andar térreo da BC.

Dentre esses documentos estão artigos de periódicos, dissertações, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos, respeitando rigorosamente a lei dos direitos do autor. De acordo com esta lei, não é possível a reprodução de documentos, na íntegra, salvo aqueles autorizados pelo autor.

A solicitação pode ser feita de duas formas: 1) Usuário solicitante – O cadastramento e a solicitação do documento são realizados pelo próprio usuário; 2) Usuário institucional – O cadastramento e a solicitação do documento são realizados pela biblioteca das instituições participantes. Deverão ser apresentados os seguintes documentos: nome completo, CPF, classificação do usuário, endereço, bairro, país, CEP, Unidade da Federação, cidade, tipo de dado de telefone (residencial ou empresa), tipo de telefone (fixo, celular, fax etc.), DDD e número do telefone, tipo de e-mail (principal, residencial, comercial) e endereço do e-mail.

Solicitação de documentos

Para obter documentos via Biblioteca Central o usuário deverá se dirigir à Seção de Periódicos para fazer o pedido pessoalmente ou enviar os formulários, com as referências desejadas (disponíveis na página da BC), para o email: comut@biblioteca.ufpb.br.

Após a realização do pedido, o usuário receberá uma Guia de Recolhimento da União (GRU), com o valor do serviço, que deverá ser paga nas agências do Banco do Brasil. O valor pago não será devolvido, podendo ser utilizado como bônus para aquisição de novos documentos.

Os formulários devem conter os seguintes dados: nome completo, CPF (o login no sistema é feito pelo CPF), título do periódico ou livro, título do artigo ou capítulo, autor(es), ano de lançamento, volume, número, página inicial e página final.

Valores do serviço

Busca normal: documento localizado em instituições pertencentes à rede cooperativa de unidades de informação “Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN)” do IBICT. A cada cinco páginas de documento, cobra-se R$ 2,20. Por exemplo, se um documento tiver cinco páginas, custará R$ 2,20. Se o documento tiver de seis a dez páginas, custará R$ 4,40. E assim sucessivamente.

Busca monitorada no Brasil: documento não localizado em instituições pertencentes ao CCN. Além do valor especificado na busca normal, acrescenta-se o valor de R$ 4,40 pela busca monitorada. Por exemplo, um documento de 05 páginas custará R$ 2,20 + R$ 4,40 = R$ 6,60.

Busca monitorada no exterior: documento não localizado em instituições no Brasil. Além do valor especificado na busca normal, acrescenta-se o valor de R$ 8,80 pela busca monitorada. Por exemplo, um documento de 05 páginas custará R$2,20 + R$ 8,80 = R$ 11,00. A cópia será enviada para o endereço eletrônico do usuário quando a solicitação for feita através da Biblioteca Central.

Confira a tabela de preços do COMUT válida desde outubro de 2004. O tempo médio de atendimento varia de acordo com os recursos das bibliotecas que atenderão aos pedidos. O COMUT não determina o prazo para a entrega.

Formulário de solicitação de livros

Formulário de solicitação de artigos

Formulário de solicitação de teses e dissertações

O telefone da Seção de Periódicos é o (83)3216-7228.