Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Bases de dados de pesquisa da BC disponibilizam livros sobre anatomia humana

Bases de dados de pesquisa da BC disponibilizam livros sobre anatomia humana

“Conhecendo livros da BC” sugere leitura de obras ricas em conteúdo e ilustrações
publicado: 28/09/2022 16h58, última modificação: 18/10/2022 10h43

O usuário da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB) tem a oportunidade de consultar livros de excelência em várias áreas do conhecimento por meio da base de dados Minha Biblioteca, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A dica desta semana do quadro quinzenal “Conhecendo livros da BC” são as obras publicadas na área de saúde, sobretudo relacionadas à anatomia humana. Além de farta ilustração, os livros físicos ou e-books contêm textos acessíveis e de fácil compreensão.

É importante dizer que o interesse pelos livros sobre anatomia humana não está restrito à área de saúde. Exemplo disso são a dança e as artes cênicas. O livro “Anatomia da dança – Guia ilustrado para o desenvolvimento de flexibilidade, resistência e tônus muscular”, de Jacqui Greene Hass, por exemplo, apresenta de maneira clara a relação única entre o desenvolvimento dos músculos e a estética do movimento. Também ensina a modificar os exercícios propostos de modo a atingir áreas específicas, aprimorando a flexibilidade e reduzindo a tensão nos músculos.

Além disso, “Anatomia da dança” mostra ao leitor como personalizar um programa de treinamento tomando por base seu estilo de dança, suas habilidades e metas, bem como suas necessidades individuais. Quer você esteja buscando melhorar seu desempenho, acrescentar novos movimentos ao seu repertório ou minimizar a fadiga, o estresse ou o risco de lesão, o livro é seu parceiro ideal.

Já os três volumes de “Prometheus: atlas de anatomia e Anatomia Humana”, de Van de Graaff, estão disponíveis em formato de e-book em Minha Biblioteca, também com acesso via SIGAA. A obra é apresentada como o conteúdo mais completo do mundo. Com união perfeita entre anatomia humana e metodologias ativas, o atlas traz ilustrações excepcionais e texto enxuto, preciso e com grande aplicação clínica.

O livro representa um grande marco na evolução da apresentação didática da Anatomia. Conforme apresentação da obra, a partir de "Prometheus", outros atlas passaram a incluir texto explicativo e deixaram de ser puramente uma fonte de consulta restrita da morfologia das estruturas anatômicas, passando a ser fontes para a compreensão do significado das estruturas. Os seus três volumes (Anatomia Geral e Sistema Locomotor; Órgãos Internos; Cabeça, Pescoço e Neuroanatomia) apresentam conteúdos que variam do simples ao complexo, possibilitando que estudantes de todos os cursos que incluam Anatomia no seu currículo o utilizem.

Entre as novidades desta edição, destacam-se o aprofundamento e inclusão de vários temas: a nova seção sobre pele, no volume 1; as três novas seções sobre sangue e uma sobre paragânglios, no volume 2; e novas seções sobre os ossos cranianos e a nova abordagem sobre a topografia da cavidade oral aberta, no volume 3.

Com o “Atlas fotográfico de anatomia humana”, dos autores Johannes W. Rohen, Chihiro Yokochi e Elke Lutjen-Drecoll, é possível aprender anatomia da maneira mais realista. A obra contém centenas de fotos de alta qualidade com detalhes exclusivos. Gráficos adicionais para o melhor reconhecimento das estruturas anatômicas. Imagens clínicas (tc e rm) para auxiliar no dia-a-dia na prática profissional. Legendas e textos explicativos para melhor compreensão dos conteúdos. “Atlas fotográfico de anatomia humana” está disponível em formato digital na Biblioteca Virtual Pearson (acesso via SIGAA).

Os usuários da Biblioteca Central também podem pesquisar outras fontes, como a base de dados interativa "Primal Pictures Interactive Anatomy", que está disponível no Portal de Periódicos da Capes

Confira outras obras relacionadas à anatomia humana disponíveis fisicamente na “Minha Biblioteca”:

Fonte: SIGAA

Fotos: Inernet

Arte: Michelly Santos (estagiária)