Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 20º Aniversário do Dia Mundial do Doador de Sangue
conteúdo

Notícias

20º Aniversário do Dia Mundial do Doador de Sangue

20º Aniversário do Dia Mundial do Doador de Sangue: OMS destaca a importância da doação regular
publicado: 14/06/2024 14h56, última modificação: 14/06/2024 14h57

No 20º aniversário do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho de 2024, marca-se uma ocasião importante para refletir sobre as conquistas alcançadas, enfrentar os desafios atuais e vislumbrar um futuro onde haja acesso universal a transfusões de sangue seguras. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data visa agradecer aos doadores voluntários e conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue.

O tema deste ano comemora o impacto das doações de sangue na vida de pacientes e doadores, promovendo ações que motivem mais pessoas a aderirem ao movimento global de doação de sangue. A campanha destaca a necessidade contínua de doações regulares e não remuneradas para garantir a segurança e a qualidade do sangue, essencial para tratamentos médicos e cirurgias.

Em João Pessoa, o Hemocentro local realizará um evento especial a partir das 9h da manhã em alusão à data. A diretora-geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, ressaltou a importância da ação e fez um convite ao público geral: “Convoco toda a população, alertando a importância de doar sangue, porque existem muitas pessoas precisando realizar cirurgias, outras precisando realizar tratamentos, muitas pessoas politraumatizadas, principalmente nessa época de junho, onde tem esses festejos que as pessoas saem para se divertir e muitas vezes voltam acidentadas.", destacou a diretora.

Ela também enfatizou a necessidade de doadores regulares: "Meu pedido é que se torne doador de sangue, doador regular, aquele doador que possa estar doando uma ou duas vezes pelo menos, durante o ano, para que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos e que possamos, então, distribuir para toda a rede hospitalar, onde o paciente vai estar com sua bolsa  para realizar o seu tratamento ou sua cirurgia, caso seja necessário."

Para quem deseja doar sangue, Shirlene explicou o processo: "O doador vem ao hemocentro, faz o seu cadastro e, após esse cadastro, passa pela triagem hematológica, onde são verificados temperatura, peso e hemoglobina. Em seguida, ele passará pela triagem clínica, onde um médico ou outro profissional capacitado utiliza um questionário do Ministério da Saúde para determinar se ele está apto a doar sangue."

O evento no Hemocentro João Pessoa visa reforçar a importância da doação regular de sangue e agradecer a todos os doadores que, ao longo dos anos, têm contribuído para salvar vidas. 

Para mais informações sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue 2024, visite OPAS/OMS.