Notícias
Projeto de pesquisa coletivo e interinstitucional do TEDUM é aprovado
Um projeto de pesquisa coletiva do TEDUM foi aprovado na Chamada Interna de Produtividade em Pesquisa PROPESQ/PRPG/UFPB Nª 03/2020. A pesquisa intitulada "Produção de conteúdo pedagógico digital na formação inicial de professores de música: um estudo sobre potencialidades do formato podcast" receberá recursos do Programa de Apoio à Pesquisa da UFPB e será desenvolvida a partir deste mês de março/2021 até março/2022. A equipe de trabalho contará com docentes e discentes integrantes do grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Musical (TEDUM) vinculados a três instituições federais de ensino: Universidade Federal da Paraíba UFPB); Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão - PE); Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
Conheça um pouco mais sobre a pesquisa que será desenvolvida:
Produção de conteúdo pedagógico digital na formação inicial de professores de música: um estudo sobre potencialidades do formato podcast
Resumo: Este projeto de pesquisa entrelaça a temática de produção de conteúdo digital educacional para a internet, especificamente o formato de áudio podcast, com as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto da formação inicial de professores de música e o ensino remoto emergencial. Visando analisar a experiência de produção de conteúdo pedagógico-musical digital no formato podcast por docentes e discentes em dois cursos de Licenciatura em Música, o estudo será de caráter qualitativo e a metodologia será desenvolvida com base nas concepções teórico-metodológicas da pesquisa-ação. A pesquisa será desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Musical e por uma equipe de docentes de três instituições federais de ensino. A coleta de dados será realizada por meio do desenvolvimento de diários de campo da equipe de pesquisa e rodas de conversa com os discentes participantes da pesquisa. Além de todo o processo de documentação, registro e análise das fases que compõem o ciclo da pesquisa-ação. A pesquisa aqui proposta pode contribuir para pensar e criar conteúdo no formato áudio, buscando metodologias que sejam próprias à área musical, potencializando espaços coletivos de criação, valorizando diferentes autorias e estimulando a diversidade pedagógica e musical.