Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Defesa de Mestrado - Leonardo Souza

Defesa de Mestrado - Leonardo Souza

Leonardo defende sua dissertação de título: Vivências socioculturais de jovens em um contexto sócio-orquestral
por TEDUM publicado: 26/10/2020 17h01, última modificação: 26/10/2020 17h06

Na próxima sexta-feira, dia  30/10/2020, às 14h, Leonardo Souza defenderá sua a dissertação junto ao Programa de Pós-graduação em Música (PPGM) da UFPB, na linha de pesquisa Educação Musical.

Seu trabalho tem como título: Vivências socioculturais de jovens em um contexto sócio-orquestral. E busca compreender como as vivências socioculturais de jovens se inter-relacionam com as práticas musicais desenvolvidas em um dos polos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA).

Farão parte da banca:

• Profª. Drª. Juciane Araldi (orientadora);
  • Profª. Drª. Margarete Arroyo (convidada externa);
  • Prof. Dr. Fábio Ribeiro (membro interno do PPGM).

Contamos com a participação de todes.

Transmissão ao vivo pelo Canal Fórum PPGM-UFPB: https://youtu.be/YWrq4A9OWak

Convite defesa de mestrado Leonardo

Vivências socioculturais de jovens em um contexto sócio-orquestral

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo geral compreender como as vivências socioculturais de jovens se inter-relacionam com as práticas musicais desenvolvidas em um dos polos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA). Ao passo que os seus objetivos específicos buscaram identificar as vivências musicais presentes no dia a dia dos jovens integrantes do polo de ensino, assim como os meios e espaços socioculturais a partir dos quais essas vivências musicais ocorrem; verificar as práticas musicais desenvolvidas pelos jovens no polo de ensino ou no programa de maneira mais ampla; e analisar as inter-relações identificadas entre suas vivências socioculturais e as práticas musicais desenvolvidas no contexto do Programa. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso onde os dados foram coletados por meio de questionário, observação participante e entrevista semiestruturada. Tais técnicas possibilitaram o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos alunos no Programa, assim como a coleta de dados referentes às suas vivências em outros contextos. Participaram da pesquisa cinco jovens com idades entre 14 e 17 anos e a coleta ocorreu entre os meses de agosto e dezembro de 2019. A análise dos dados teve como aporte teórico os estudos relacionados à Condição Juvenil; a Abordagem sociocultural da Educação Musical e as Teorias do Cotidiano na Educação Musical. Como resultado da pesquisa constatou-se que os jovens possuíam vivências socioculturais diversificadas que se apresentavam através de esferas, como: a família, a igreja e a escola; assim como algumas práticas musicais desenvolvidas no Programa estabeleceram inter-relações entre essas variadas esferas, possibilitando uma prática educativo-musical mais abrangente.

Palavras-chave: Jovens. Vivências socioculturais. PRIMA. Educação musical.