Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > MEI > Gestão > Fluxo de caixa
conteúdo

Fluxo de caixa

por Plantão Fiscal publicado 06/09/2021 10h23, última modificação 06/09/2021 10h23

O que é fluxo de caixa

Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle e acompanhamento do movimento financeiro de uma empresa durante um período. Ele facilita a forma como a empresa cuida das suas obrigações pois disponibiliza informações precisas e em tempo hábil para a tomada de decisão como obrigações a pagar, valores a receber e o saldo permanecente no caixa da empresa. (SILVA, 2017) ele registra todas as entradas e saídas do caixa e seus equivalentes fazendo um levantamento de pra onde o dinheiro do caixa está sendo direcionado e com o que está sendo gasto na empresa.

Importância do fluxo de caixa

Dessa forma com o auxílio do fluxo de caixa as empresas podem controlar melhor seus gastos e planejar melhor o seu futuro financeiro pois é importante que as empresas obtenham suas demonstrações de fluxo de caixa para poderem enxergar de forma clara e objetiva os fatos que ocorreram no período para sempre buscar um equilíbrio financeiro de suas contas (GABOARDI, 2020). Esse equilíbrio financeiro faz com que a empresa se prepare para muito mais adversidades futuras e possa se planejar da melhor forma.

Deixar de acompanhar o fluxo de caixa de uma empresa é como andar no escuro, todas as decisões tomadas não terão fundamentos e nem planejamento para saber se é a decisão correta, o gestor acaba por fazer tudo sem uma análise precisa da situação financeira e muitas vezes se enrolando com suas obrigações por achar que sua empresa estava em uma situação positiva financeiramente. Toda empresa deveria analisar bem seus fluxos de caixa antes de tomar qualquer decisão pois a falta de conhecimento de alguns pontos financeiros da empresa podem afetar a sobrevivência da mesma no mercado. Como aponta LIZOTE (2017) as empresas que deixam de analisar seus processos de fluxo de caixa na maioria das vezes deparam-se com a ilusão de uma alta lucratividade onde quando se analisa melhor estes resultados encontra- se situações conflitantes e erros.

Como fazer um fluxo de caixa

Para se fazer um bom fluxo de caixa primeiramente é necessário o registro de todas as entradas e saídas que houverem no período da empresa, essas devem ser registradas assim que o fato gerador ocorrer, devem ser registrados todas as vendas sejam à vista ou cartão, todos os pagamentos que a entidade efetuar além dos recebimentos de curto prazo. Com essas informações você já consegue formar seu fluxo de caixa e controlar melhor as movimentações financeiras da sua empresa conseguindo já analisar e planejar os próximos passos que a empresa deve seguir com planejamento e estratégia.

DÚVIDAS QUANTO AO FLUXO DE CAIXA?

PODEMOS TE AJUDAR!

 

Referências:

SILVA, Edson Cordeiro da. Como administrar o Fluxo de Caixa das empresas - Guia de Sobrevivência Empresaria. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 224, p. 91, abr. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1541>. Acesso em: 14 ago. 2021.

LIZOTE, Suzete Antonieta et al. Uso do Fluxo de Caixa e sua Relação com as Dificuldades de Permanecer no Mercado de Pet Shops. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 7, n. 3, p. 214-229, 2017.

GABOARDI, B.; FERREIRA, M. M.; SILVA, F. M. A importância da demonstração do fluxo de caixa como ferramenta gerencial. RGSN - Revista Gestão, Sustentabilidade e Negócios, Porto Alegre, v.8, n.1, p. 17-35, jun. 2020..