Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > MEI > Gestão > Controle e Gerenciamento de Estoques
conteúdo

Controle e Gerenciamento de Estoques

por Plantão Fiscal publicado 23/09/2021 17h16, última modificação 23/09/2021 17h19

  

Você já deve ter se perguntado sobre como fazer para os produtos da sua empresa estarem em equilíbrio para disponibilidade de venda para os clientes e manutenção de quantidade em estoque que não ocasione impossibilidade de vendas, além de que haja um controle a depender do tipo mercadoria vendida, de prazo de validade ou obsolescência de produtos, pois a perda gera prejuízo para a empresa afetando o financeiro, e a indisponibilidade proporciona a diminuição de consumidores. E ainda é necessário se evitar que o produto fique parado tornando o dinheiro um imobilizado.

E a solução para essa situação é conhecida: um controle e gerenciamento de qualidade para o estoque.

Controle de Estoques e sua importância

“O controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos, seja numa indústria ou no comércio.”(ANDRADE; OLIVEIRA, 2011).

Esse procedimento é necessário para que a empresa possua um estoque ideal, existindo a constância para evitar problemas nas próprias vendas. Sem esse controle, a entidade sofrerá com a oferta e demanda. Essa ferramenta é importante para qualquer porte empresarial.

Para haver um bom controle o planejamento é fundamental para que ocorra de maneira apropriada. Planejar é importante para que o seu ciclo seja constante e não prejudique a disponibilidade e procura dos produtos e mercadorias.

Além disso, é preciso que o empresário tenha muita atenção com os estoques, pois por envolver o financeiro da empresa, além dos clientes, faz com que também seja necessário o seu gerenciamento para que este esteja alinhado com o controle.

O estoque não é apenas os produtos que estão armazenados nos depósitos, mas também deve-se levar em consideração os produtos que estão expostos nas prateleiras em exposição para o consumidor (DANDALO; MARTELLI, 2015). Dessa forma, o controle e a gestão bem aplicados, podem resultar em pontos importantes para a empresa.

Um bom gerenciamento de estoques ajuda na redução dos valores monetários envolvidos, de forma a mantê-los os mais baixos possíveis, mas dentro dos níveis de segurança e dos volumes para o atendimento da demanda. Aliado ao controle, o gerenciamento é indispensável para uma empresa (BORGES; CAMPOS; BORGES, 2010).

Esse gerenciamento pode contar com o auxílio de Sistemas Integrados para fazer a devida conferência e controle dos estoques. Mas, tendo em vista que muitas empresas podem não ter condições financeiras necessárias para utilizarem desses sistemas, vamos passar algumas dicas para você realizar no seu negócio, que também podem ser vistas no SEBRAE, 2018 .

1º - Faça uma ficha de movimentação.

Nessa ficha irão conter informações sobre o produto, o fornecedor, a quantidade máxima e mínima, a unidade de medida que deseja identificar o produto, preço de compra e venda e datas de entradas e saídas.

2º - Mantenha a ficha atualizada

Manter a ficha atualizada é importante para que você não desorganize a gestão de estoque

3º - Faça uma Ficha do Valor de Estoque

Nessa ficha, você irá informar quanto ficou de estoque em cada mês, para verificar se o seu estoque está alto ou baixo.

4º - Identificação dos Produtos

Você deverá analisar como está a situação de disponibilidade dos produtos, quais mercadorias estão demorando para sair do estoque e se a quantidade está boa.

Seguindo o as dicas você começará a realizar uma boa gestão dos seus estoques evitando problemas para a sua empresa que afetam diretamente os seus clientes.

 

 

Referências:

BORGES, C. T.; CAMPOS, S. M.; BORGES, C. E. Implantação de um sistema para o controle de estoques em uma gráfica/editora de uma universidade. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, v. 3, n. 1, p. 236-247, 2010.

DANDARO, Fernando; MARTELLO, Leandro Lopes. Planejamento e controle de estoque nas organizações. Revista Gestão Industrial, v. 11, n. 2, 2015.

DE ANDRADE, Leonardo Felix; DE OLIVEIRA, Itamar Pereira. Controle de estoque. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 2, 2011.

SEBRAE, 2018. Disponível em:<https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/programas/ferramentas-gestao-de-estoques,4cd4c49ae4af3610VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em: 23 de setembro de 2021.