Quero me formalizar
Empreender requer características como a coragem e a disciplina, entre outras. Mas, entender o processo burocrático para a formalização é essencial para a eficácia do negócio.
Para quem deseja tornar-se um MEI, faz-se necessário entender os conceitos, os benefícios e as formalidades de sua natureza.
Por isso, separamos para você, que ainda não é formalizado, algumas diretrizes sobre a formalização.
1 – MEI (Microempreendedor Individual)
Criado pela Lei Complementar nº 128, de 2008, o MEI representa como Pessoa Jurídica o trabalhador autônomo, que está no começando a empreender, e deseja se formalizar, para ter o seu CNPJ e usufruir dos diversos direitos que são oferecidos para quem é formalizado.
Com o limite de faturamento anual de R$ 81 mil, essa categoria recolhe os tributos pelo Simples Nacional, de forma diferenciada, pois é isenta de alguns impostos e contribuições federais.
2 - Obrigações
Por isso, o MEI deve honrar com suas obrigações pagando o DAS em dia e enviando a DASN-SIMEI no prazo correto. Até mesmo usufruindo do benefício de poder contratar um funcionário, o empreendedor deve ser responsável com as obrigações existentes em relação à ao colaborador.
3 – Entenda sobre o seu negócio
E para não esquecer, entender qual o segmento de atuação da sua empresa é muito importante. Além disso, ter um bom modelo de negócio, estudar o mercado que irá atuar, e entender o seu cliente, são pontos essenciais para começar e manter o seu empreendimento no caminho correto.
Vantagens de se formalizar como MEI
Hoje em dia existem muitas vantagens para os empreendedores que se formalizam, principalmente para aqueles que são Microempreendedores Individuais.
Além de ter uma Contabilidade simplificada, o MEI também é isento de alguns impostos federais e o recolhimento dos tributos se dá através do pagamento de uma simples guia, o DAS.
A contratação de até um funcionário também é algo que se caracteriza como vantagem para o MEI.
Assim, pensando nas diversas vantagens, produzimos uma cartilha com as 5 mais comentadas. Para acessar, basta clicar aqui.