Objetivos
O Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba tem como missão formar profissionais éticos, críticos e reflexivos, capazes de atuar nos diversos campos da saúde, da educação e do social. Alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CES, 2002) e ao Regulamento Geral de Graduação da UFPB (2020), o curso busca desenvolver competências técnicas, científicas e políticas que permitam ao egresso exercer a profissão de maneira qualificada, humanizada e contextualizada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a inclusão social das populações atendidas.
Para atingir esse propósito, a formação articula conhecimentos das ciências biológicas e da saúde, das ciências humanas e sociais, e dos saberes específicos da Terapia Ocupacional, com foco no estudo das ocupações e atividades humanas no cotidiano. Assim, o curso prepara profissionais aptos a realizar leitura crítica da realidade social, estabelecer vínculos, avaliar contextos e indivíduos, desenvolver intervenções individuais e coletivas, além de formular, implementar e avaliar projetos, políticas e serviços, incluindo funções de supervisão, consultoria e assessoria.
Os objetivos específicos do curso são amplos e visam garantir uma formação integral e socialmente comprometida. Entre eles, destacam-se:
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Formação integrada e interdisciplinar: ofertar componentes curriculares de forma articulada e contextualizada, promovendo a transversalidade entre saberes.
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Integração ensino, pesquisa e extensão: valorizar a indissociabilidade universitária, assegurando ao estudante vivências formativas em diferentes dimensões acadêmicas.
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Competências gerais e específicas: desenvolver habilidades alinhadas às demandas loco-regionais e nacionais, articulando ciência, ética e responsabilidade social.
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Pensamento crítico e tomada de decisão: estimular a análise e formulação de soluções diante de desafios profissionais, sempre à luz de princípios éticos e bioéticos.
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Integração ensino-serviço-comunidade: promover a aproximação do estudante com a realidade social e institucional, favorecendo experiências de cuidado integral.
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Educação interprofissional e práticas colaborativas: incentivar o trabalho em equipe multiprofissional, em diferentes cenários, centrado nas necessidades das pessoas e comunidades.
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Protagonismo estudantil: estimular a autonomia dos estudantes na construção de seus percursos formativos.
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Produção de conhecimento: fomentar a investigação científica e a integração dos saberes específicos com outras áreas e com o conhecimento popular, favorecendo abordagens interdisciplinares e inovadoras.
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Estágio supervisionado e prática profissional: proporcionar experiências reais de atuação em diferentes áreas da Terapia Ocupacional, pautadas por valores éticos, humanitários e democráticos.
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Compreensão do papel da ocupação: consolidar a visão de que saúde, bem-estar, inclusão social e cidadania são potencializados quando indivíduos e comunidades estão engajados em atividades significativas, reconhecendo a contribuição singular da Terapia Ocupacional nesse processo.
Dessa forma, o curso reafirma seu compromisso com a formação de terapeutas ocupacionais preparados para responder às complexas demandas sociais e institucionais, fortalecendo o papel da UFPB na promoção da cidadania, da inclusão e da transformação social.
