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Trabalho de Conclusão de Curso

por COORDTO publicado 03/07/2019 17h23, última modificação 03/07/2019 17h23
Confira o fluxo passo a passo e os documentos necessários desde a elaboração até a defesa do TCC.

TCC I

por COORDTO publicado 03/07/2019 17h17, última modificação 13/11/2019 09h19
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC I, no semestre 2019.2. Leia atentamente todo o procedimento e clique em cada anexo (links em azul), para acessar os respectivos documentos.

FLUXO DE ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I)

PARA DOCENTES E ALUNOS

Período: 2019.2

 

ATENÇÃO!  Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 03/2012 (anexo 1), que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

 

TCC I 20192

 

TCC I – PROJETO DE PESQUISA E SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO

 

Para realizar a matrícula em TCC I os alunos devem levar na coordenação o TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DE TCC (anexo 2) preenchido e assinado pelo aluno(a), orientador(a) e coorientador(a), se houver.

No decorrer do processo de TCC o aluno (a) e o orientador (a) devem preencher e assinar a FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO DO TCC (anexo 3) que ficará sob responsabilidade do (a) orientador(a).

O aluno com orientação do professor deve elaborar um projeto de pesquisa seguindo a formatação proposta no MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TCC (anexo 4).

As apresentações dos seminários acontecerão no dia 28 de novembro de 2019 (quinta-feira às 14h) e os alunos serão divididos em grupos de apresentação.

Cada aluno deverá preparar uma breve apresentação do seu projeto (10 minutos), contemplando introdução, objetivo(s), metodologia e cronograma de trabalho, conforme disposto no Manual.

Todos os alunos deverão chegar no horário de início dos seminários e assistir as apresentações dos colegas de seu grupo.

Na ocasião dos seminários, os professores/avaliadores farão suas contribuições.

O seminário de TCC consistirá em uma apresentação aberta.

A nota de TCC 1 deve ser dada pelo professor orientador, de acordo com o FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCC 1 (anexo 5) que deve ser encaminhado para o E-MAIL da Coordenação de Curso até o dia 16 de dezembro de 2019.

COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com)

Profa. Dra. Beatriz Prado Pereira

Profa. Dra. Márcia Maria Mont`Alverne

TCC II

por COORDTO publicado 04/07/2019 17h10, última modificação 13/11/2019 09h18
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC II, no semestre 2019.2. Leia atentamente todo o procedimento e clique em cada anexo (links em azul), para acessar os respectivos documentos.

ATENÇÃO!  Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deveram ler a resolução COORDTO/CCS Nº 03/2012 (anexo 1), que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.

 

TCC II 20192

 

TCC II – BANCA PRÉVIA E APRESENTAÇÃO FINAL

 

 

BANCA PRÉVIA

  • A realização da banca prévia é FACULTATIVA. Caso o orientador em comum acordo com seu orientando opte pela realização da banca prévia, devem ser observadas as orientações abaixo:

- O aluno deverá entregar no dia 17 DE FEVEREIRO DE 2020 uma versão do TCC (artigo ou monografia) em formato digital por e-mail aos avaliadores da banca prévia.

- Aos avaliadores que preferirem uma versão impressa do TCC, a entrega será de exclusiva responsabilidade do orientador/aluno.

- Os avaliadores da banca prévia serão escolhidos pelo aluno em comum acordo com orientador.

- A devolutiva acontecerá entre os dias 02 e 06 DE MARÇO de 2020. Esta consistirá em reunião (sessão fechada) do(s) avaliador (es) da banca prévia com o aluno e o orientador, após a leitura do TCC, onde farão as suas considerações sobre o trabalho por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II (anexo7).

Obs1: Nesta etapa, não há necessidade de apresentação do trabalho pelo aluno e o horário/local da devolutiva será combinado entre aluno, orientador e avaliadores da banca prévia. 

Obs2: Ressalta-se que, a reserva da sala para a devolutiva da banca prévia deve ser de responsabilidade do orientador/coorientador.

 

DEFESA DO TCC II

 

1. ENTREGA DO TEXTO

 

  • A entrega da versão para defesa do TCC ocorrerá no DIA 16 DE MARÇO de 2020, sendo imprescindível o cumprimento deste prazo para que os avaliadores da banca final tenham tempo hábil de realizar a leitura e suas considerações. 
  • A entrega da versão de defesa de TCC II deverá ser feita em formato digital (arquivo em PDF) diretamente por e-mail aos membros avaliadores da banca final com cópia do envio para o e-mail desta comissão.

 

A ENTREGA NÃO DEVE SER FEITA NA COORDENAÇÃO!

 

Obs1: O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO”.

 

Obs2: Aos membros avaliadores que preferirem uma versão impressa do TCC, a entrega será de exclusiva responsabilidade do orientador/aluno e não dispensará a entrega em formato digital por e-mail com cópia para esta Comissão.

 

Obs3: Juntamente com a entrega da versão de defesa, deve ser também enviado para o e-mail desta Comissão, o FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE DEFESA DE TCC II (anexo 6).  Constando a indicação dos membros efetivos e suplente da banca, bem como a sugestão de data e horário para a realização da banca de defesa na semana de 23 a 27 DE MARÇO de 2020.

 

 2. COMPOSIÇÃO, CONVITE E INDICAÇÃO DA BANCA:

 

  • A banca examinadora deverá ser composta pelo orientador mais dois membros titulares e um suplente.

Obs1: Os membros da banca deverão ter titulação mínima de especialização e/ou pós-graduação lato sensu na modalidade de residência.   

Obs2: Um dos membros titulares poderá advir de outra Instituição de Ensino Superior.

Obs3: No caso de ter coorientação, o coorientador poderá participar da defesa, sem atribuir nota ao aluno/trabalho. Ou seja, independente da sua participação, a banca deve ter dois membros titulares, além do orientador e coorientador (nos casos em que este último participar).

  • Os avaliadores da banca serão escolhidos em comum acordo entre orientador/aluno.
  • O convite para os membros avaliadores da banca poderá ser feito pelo orientador e/ou aluno.

 

3. DEFESA/APRESENTAÇÃO DO TCC II:

  • A defesa do TCC II consistirá na apresentação pública do trabalho pelo aluno à banca final, que fará as suas considerações. O agendamento do dia/horário da defesa na semana indicada deverá ser feito, antecipadamente, junto à Comissão de TCC.
  • No dia da defesa o aluno terá de 15 a 20 minutos para apresentação do trabalho e a banca terá de 20 a 30 minutos para considerações (com ou sem arguição).
  • Após as considerações, a banca se reúne em separado e delibera-se: “aprovado(a)”, “aprovado(a) com correções” ou “reprovado(a)”.
  • Na ocasião da defesa, os seguintes documentos são necessários:

 

  1. FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCC II - DEFESA (anexo 8): uma cópia para cada membro avaliador da banca (não se aplica ao coorientador); as cópias devem ser entregues pelo orientador à cada membro da banca avaliadora antes da apresentação do aluno/trabalho, preenchido por estes e entregue de volta ao orientador logo após a defesa.
  2. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCC II - NOTAS (anexo 9): uma cópia deve ser preenchida pelo orientador logo após a defesa, com as notas atribuídas por cada membro avaliador da banca, média final e assinatura de todos avaliadores (não se aplica ao coorientador).
  3. ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC II (anexo 10): uma cópia deve ser preenchida e lida pelo orientador logo após a defesa, assinada por todos os membros da banca.
  4. FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (anexo 11): deve ser preenchida após a defesa com a assinatura dos membros da banca.

Obs1: A impressão da documentação e a distribuição aos membros da banca é de responsabilidade do(a) orientador(a).

Obs2: Nos casos em que o coorientador participar da defesa, este também deve assinar a ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC (COM COORIENTADOR) (anexo 14), para tanto, disponibilizamos dois modelos de ata, um que consta a presença do coorientador e um que não consta; o orientador deverá selecionar apenas o modelo de ata que se aplica.

Obs3: Todos estes documentos devem ser entregues pelo orientador à Coordenação do Curso, logo após a defesa.

Obs4: A Nota do TCC II é igual à média aritmética dos três avaliadores da banca: o orientador e dois avaliadores.

 

4. CORREÇÕES E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC:

  • Após a defesa e considerações da banca, o aluno deverá realizar as correções que juntos, orientador e orientando, julgarem necessárias ao trabalho e entregar à Coordenação do Curso a versão final do TCC até o dia 03 DE ABRIL de 2020. De acordo com as orientações abaixo:

 

FORMATO MONOGRAFIA:

A. Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita pelo SIGAA: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

http://www.biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

 B. Incluir a ficha catalográfica no TCC- Monografia e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA, salvar em arquivo PDF.

 C. Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos:  TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO (anexo 12) assinado por aluno e docente na coordenação do curso; TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL assinado pelo orientador.

FORMATO ARTIGO:

A. Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita pelo SIGAA: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:

http://www.biblioteca.ufpb.br/biblioteca/contents/menu/biblioteca-1/copy_of_servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.

 B. Incluir a ficha catalográfica no TCC – Artigo, a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA e salvar em arquivo PDF.

C. Imprimir a CARTA/DECLARAÇÃO DE SUBMISSÃO FORNECIDA PELA REVISTA e entregar na coordenação de curso.

D. Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br)  com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos: TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO (anexo 12) assinado por aluno e docente na coordenação do curso; TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL (anexo 13) assinado pelo orientador.

Obs1: O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO”.

 

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PRAZO PARA ENTREGA DO FORMATO FINAL DO TCC NA COORDENAÇÃO DO CURSO: 03 DE ABRIL DE 2020.

Juntamente com o TCC, o aluno deverá entregar os “nada consta” da Biblioteca, CODISMA e do Laboratório de Biossegurança (pegar este último com Felipe ou Sandro).

Obs.: se não entregar, não terá sua nota lançada e não colará grau.

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