Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > O Curso
conteúdo

O Curso

por danielrocha publicado 19/04/2018 11h40, última modificação 22/08/2019 15h12

Apresentação

por GWEB publicado 24/03/2017 13h12, última modificação 24/04/2018 14h56

O curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba foi criado através da Resolução CONSEPE Nº 45/2009, e foi reconhecido pela da Portaria N° 346 de 03 de junho de 2014 do Ministério da Educação e Cultura. A primeira turma do curso iniciou suas aulas no período letivo 2010.2 e concluiu no período letivo 2014.1.

Prédio TO e Fono

O terapeuta ocupacional é um profissional dotado de formação nas Áreas de Saúde e Social. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social.
A Terapia Ocupacional prevê ações nas esferas de promoção, proteção, manutenção e reabilitação da saúde, com ênfase no enfoque biopsicossocial, voltado ao atendimento de uma clientela cujas atividades de vida encontram-se prejudicadas por disfunções orgânicas, psicológicas e/ou sociais.
O campo de atuação do Terapeuta Ocupacional abrange: Hospitais gerais e especializados, Clínicas, Consultórios, Centros de reabilitação, Empresas, Centros de saúde, Instituições Geriátricas, Centros de Convivência, Instituições penais, Creches, Escolas e Clínicas Especializadas, Institutos de Pesquisas, Magistério superior, Consultoria e Assessoria, entre outros.
A formação do terapeuta ocupacional contempla as seguintes competências e habilidades gerais nas áreas de (a) atenção à saúde individual e coletiva; tomada de decisões; (c) comunicação; (d) liderança; (e) Administração e gerenciamento e (f) educação permanente.
O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFPB funciona sob sistema de créditos no turno matutino e vespertino.

Estrutura Curricular

A Carga Horária Total é de 3.450 horas com Integralização Mínima de quatro anos (oito semestres) e Máxima de seis anos (doze semestres) de acordo com a Resolução Consepe Nº 34/2004. O curso funciona nos turnos Manhã e Tarde com Modalidade semestral e 60 Vagas/Ano em regime de créditos, podendo o aluno matricular-se em até 32 créditos por semestre. O aluno do curso de Terapia Ocupacional terá, desde o seu ingresso até a conclusão do curso, a orientação acadêmica de um professor tutor, conforme está previsto na Resolução Consepe Nº 34/2004 e por regulamentação específica do Colegiado do Curso de Terapia Ocupacional.

As Modalidades Pedagógicas do curso são:
I – Componentes Curriculares;
II – Estágios: Estágio Curricular Supervisionado;
III – Trabalho de conclusão de curso
IV – Atividades complementares optativas:
V – Atividades complementares flexíveis:
a) Atividades de monitoria;
b) Atividades de pesquisa;
c) Atividades de extensão e outros programas acadêmicos;
d) Participação em Grupos de estudos e pesquisas;
e) Outras, consideradas relevantes pelo Colegiado do Curso (oficinas, eventos e congêneres).

Regime: Semestral

Duração do Curso: 4 (quatro) anos

Modalidade: Presencial

Formas de ingresso

por danielrocha publicado 19/04/2018 11h37, última modificação 19/04/2018 11h37

As formas de ingresso do curso de Terapia Ocupacional na Universidade Federal da Paraíba são:

SISU
Reingresso
Transferência Voluntária (PSTV)
Ingresso de Graduado
Reopção
Aluno Especial

Para maiores informações acesse a página da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB

Horários das Aulas

por danielrocha publicado 19/04/2018 11h37, última modificação 04/10/2019 08h00

O nosso curso funciona em horário integral (matutino e vespertino). Os horários são atualizados conforme o calendário letivo da UFPB para o semestre vigente e segundo resposta dos departamentos na disponibilização da oferta das disciplinas. Confira o horário para o período letivo 2019.1

 Horário 2019.2

Duvidas, consulte a coordenação ou o professor responsável pela disciplina.