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Documentos e solicitações

por Coordenação publicado 18/08/2020 12h04, última modificação 28/11/2023 15h31

Documentos e manuais

 

Solicitações e procedimentos

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda a sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

As solicitações devem ser encaminhadas para o e-mail da coordenação do curso, a partir dos seguintes procedimentos:

1) Preencher e assinar o Requerimento Geral;

2) Digitalizar o Requerimento (pode ser uma foto legível) e enviar para o e-mail da coordenação do curso (coordadministracaoccae@ccae.ufpb.br), anexando todos os documentos necessários.

Será enviado para o e-mail do discente cadastrado no SIGAA a numeração do processo, além de toda a sua movimentação.

 

APROVEITAMENTO/DISPENSA DE COMPONENTE CURRICULAR

Documentação necessária:

1) Requerimento Geral (devidamente preenchido e assinado pelo discente);

É preciso informar, na solicitação, o componente curricular do curso para o qual está sendo solicitado o aproveitamento, assim como a disciplina correspondente para o aproveitamento, que será analisada no pedido.

2) Histórico Escolar (original com carimbo ou código de autenticação);

3) Programa da disciplina (original com carimbo ou código de autenticação do sistema);

Prazo: Após o recebimento do e-mail com o pedido e a documentação pela coordenação do curso, abre-se o processo no SIPAC para ser enviado ao Departamento ofertante da disciplina. Este terá até 30 (trinta) dias para emitir parecer, deferindo ou indeferindo o pedido de aproveitamento/dispensa. 

Deverá ser feita uma solicitação para cada aproveitamento/dispensa de componente curricular, com os devidos documentos digitalizados anexados. 

 

APROVEITAMENTO/DISPENSA DE HORAS COMPLEMENTARES/CONTEÚDOS FLEXÍVEIS

Orientações:

  • Deve ser solicitado quando o discente estiver matriculado no penúltimo período para a conclusão do curso;
  • Deve somar 120h de atividades, atentando para os limites de aproveitamento de horas existentes para cada categoria (ensino, pesquisa e extensão), de acordo com a Resolução CA/CCAE n. 02/2020.

 

Documentação necessária:

1) Requerimento Geral (devidamente preenchido e assinado pelo discente);     

2) Formulário de Solicitação de Implantação das Atividades Complementares Flexíveis - Anexo I da Resolução CA/CCAE n. 02/2020 (devidamente preenchido e assinado pelo discente);

3) Ficha de Avaliação das Atividades Complementares - Anexo II da Resolução CA/CCAE n. 02/2020 (devidamente preenchida pelo discente);

4) Certificados das atividades complementares digitalizados e consolidados em arquivo único.

Prazo: Após envio da documentação, a coordenação terá até 30 (trinta) dias para emitir parecer, deferindo ou indeferindo o pedido de aproveitamento das horas de atividades complementares.

 

SOLICITAÇÃO DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Documentação necessária:

1) Requerimento de Solicitação de Exercícios Domiciliares (devidamente preenchido e assinado pelo discente);

2) Documentação comprobatória (atestado médico, decisão judicial, certidão de nascimento, etc.);

3) Comprovante de matrícula (obtido no SIGAA).

Observação: Após o recebimento do e-mail com a documentação necessária, será aberto processo no SIPAC para encaminhamento aos docentes ofertantes de cada disciplina.

 

CANCELAMENTO DE COMPONENTES CURRICULARES

Documentação necessária:

1) Requerimento Geral (devidamente preenchido e assinado pelo discente).

É preciso informar o código e o nome do componente curricular que deseja cancelar.

Observação: A coordenação abrirá um processo e encaminhará para apreciação da Pró-Reitoria de Graduação - PRG.

 

ACESSO ÀS EMENTAS DE DISCIPLINAS CURSADAS

Passo a passo para acessar as ementas das disciplinas cursadas:

1) Acessar, no SIGAA, o menu Ensino;

2) Selecionar a opção Consultar Turma;

3) Nos critérios de busca das turmas, selecionar apenas as opções "Nível" (graduação), "Ano-Período" (informar o semestre letivo que cursou a disciplina), "Ofertadas ao curso" (indicar o nome do curso) e clicar em Buscar;

4) Ao encontrar a turma desejada, clicar no ícone verde após a indicação da quantidade de alunos da turma e, em seguida, clicar em "Visualizar Plano de Curso";

5) Salvar o arquivo em formato pdf.

Você também pode consultar as ementas do curso na página do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, clicando aqui!

 

SOLICITAÇÃO DE AVALIAÇÃO DE REPOSIÇÃO

Documentação necessária:

1) Requerimento Geral (devidamente preenchido e assinado pelo discente);

2) Documentação comprobatória.

Observação: O processo eletrônico será encaminhado para análise do docente da disciplina.

Apresentar a justificativa para o pedido, com base no disposto no § 6º do art. 92 do Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFPB.

 

SOLICITAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO/CORREÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

Documentação necessária:

1) Formulário de Atualização e Correção de Dados Cadastrais assinado e digitalizado;

2) Documento Oficial de Identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, etc.) digitalizado;

3) Além dos documentos referenciados nos itens 1 e 2, para os itens elencados abaixo, apresentar os seguintes documentos adicionais:

a) Item 8 - Comprovante de estado civil;

b) Item 9 - Cópia do título de eleitor;

c) Item 10 - Cópia de documento militar;

d) Item 12 – Cópia de documento comprobatório da atualização requerida.

Observação: A coordenação abrirá um processo no SIPAC e encaminhará para apreciação da Subcoordenação de Admissão/CA/PRG (11.00.73)

 

REQUERIMENTO DE TRANCAMENTO DE DISCIPLINA

O trancamento de componentes curriculares deverá ser feito pelo próprio discente, no SIGAA, dentro do período determinado para trancamento no calendário acadêmico, a partir das seguintes etapas:

1) Acessar, no SIGAA, o menu Ensino;

2) Selecionar o botão Trancamento de Componente Curricular e, em seguida, clicar em Trancar;

3) Selecionar a(s) disciplina(s) que deseja trancar e assinalar o motivo que levou ao trancamento, conforme opções disponibilizadas pelo sistema;

4) Clicar em Solicitar Trancamento, para confirmar a operação.

Observação: A coordenação do curso fará a avaliação do pedido e confirmará a solicitação.

 

REQUERIMENTO DE TRANCAMENTO DE PROGRAMA

O trancamento de programa ou curso deverá ser feito pelo próprio discente, no SIGAA, dentro do período determinado para trancamento no calendário acadêmico, a partir das seguintes etapas:

1) Acessar, no SIGAA, o menu Ensino;

2) Selecionar o botão Trancamento de Programa e, em seguida, clicar em Solicitar Trancamento;

3) Selecionar o motivo que levou ao trancamento, conforme opções disponibilizadas pelo sistema;

4) Confirmar os dados solicitados pelo sistema;

5) Clicar em Confirmar Solicitação, para confirmar a operação;

6) Imprimir o comprovante gerado pelo SIGAA, colocar a data e assinar;

7) Digitalizar o comprovante da solicitação de trancamento preenchido e assinado e enviar para o e-mail da Coordenação de Curso (coordadministracaoccae@ccae.ufpb.br).

Observação: A coordenação do curso fará a avaliação do pedido e confirmará a solicitação por e-mail.

 

REQUERIMENTO DE CANCELAMENTO DE VÍNCULO COM A UFPB

Documentação necessária:

1) Formulário de cancelamento de vínculo (devidamente preenchido e assinado pelo discente).

Observação: A solicitação de cancelamento de vínculo com a UFPB deve ser encaminhada pelo estudante para a Coordenação do curso (coordadministracaoccae@ccae.ufpb.br). Esta deverá abrir processo no SIPAC contendo a documentação comprobatória, destinado à Subcoordenação de Admissão/CA/PRG.