Emissão de Diploma Digital
Etapas do Processo:
1) Discente:
- Ler a instrução normativa da PRG sobre a emissão do diploma digital, disponível em http://www.prg.ufpb.br/prg/codesc/menu/diplomas;
- Enviar a documentação solicitada na instrução normativa (somente os documentos listados nos incisos II a VII do Art. 5º) para a Secretaria da Coordenação do Curso por meio do presente formulário;
- Os documentos precisam estar no formato PDF e devem ser anexados separadamente;
- Acompanhar movimentação do processo no SIPAC e aguardar até 60 dias para a expedição do Diploma.
OBS : Para anexar os documentos (arquivos separados) será necessário entrar com uma Conta Google (e-mail acadêmico ou uma conta do gmail).
2) Coordenação do Curso:
- Conferir a documentação apresentada;
- Abrir processo no SIPAC, o campo “tipo do processo? a opção DIPLOMA DIGITAL; com assunto: 125.421 - CURSOS DE GRADUAÇÃO - EMISSÃO DE DIPLOMA - EXPEDIÇÃO e no campo “assunto detalhado” deve ser inserida a descrição “Diploma Digital - Nome do discente - Matrícula - Curso de graduação”.
- Encaminhar o processo para à Coordenação Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Unidade cadastrada no SIPAC sob nº 11.01.10.01).
3) Coordenação Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação:
- Apreciar o pedido do(a) discente;
- Providenciar a emissão do diploma no prazo de até 60 dias.
4) Acesso ao Diploma Digital:
- O discente egresso terá acesso ao diploma digital no formato Extensible Markup Language - XML após a finalização do registro, utilizando os seguintes comandos no Portal Discente do SIGAA: Ensino > Diploma Digital > Diploma Digital Assinado (XML).
- O discente poderá baixar o arquivo em formato PDF referente à representação visual do Diploma Digital (RVDD) após validação do documento, utilizando os seguintes comandos no Portal Discente do SIGAA: Portal Discente > Ensino > Diploma Digital > Visualizar Representação Visual do Diploma Digital.
- A RVDD possui o mesmo visual do diploma outrora impresso pela UFPB. VALIDAÇÃO DO DIPLOMA DIGITAL
- A validação do diploma digital será efetuada no Portal Público do SIGAA (disponível em), por meio dos seguintes comandos: Acadêmico > Autenticação de Documentos > Ensino > Diploma Digital.
- Para ter acesso ao código de validação, o usuário precisa possuir o XML do Diploma Digital ou a RVDD.
- Caso o Diploma Digital esteja válido, serão apresentadas as seguintes informações na página de validação: dados públicos do registro do diploma, status e histórico do processo de registro, links para baixar a representação visual e para que o usuário seja redirecionado para o validador do XML do diploma no portal do Ministério da Educação (MEC).
- Caso o Diploma Digital esteja suspenso ou revogado, será apresentado apenas o status e o histórico do diploma.