Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Orientações sobre as matrículas 2022.2 (Ingressantes e Veteranos).
conteúdo

Notícias

Orientações sobre as matrículas 2022.2 (Ingressantes e Veteranos).

publicado: 13/01/2023 14h43, última modificação: 13/01/2023 14h45

Prezados alunos,

Com as matrículas para o período letivo 2022.2 iniciando na próxima semana, seguem informações importantes sobre o procedimento: 

  • A matrícula dos INGRESSANTES será solicitada pela Coordenação do Curso entre os dias 16/01 a 19/01/2023, de forma online. Os alunos ingressantes serão automaticamente matriculados em TODAS as disciplinas obrigatórias previstas para o primeiro período. NÃO SERÁ necessário o comparecimento presencial na Coordenação. Vocês podem consultar a grade curricular do Curso pelo site: http://www.ccsa.ufpb.br/cce/contents/menu/matriz-curricular 
  • A matrícula dos VETERANOS deverá ser solicitada pelos próprios alunos, individualmente, também entre os dias 16/01 a 19/01/2023, de forma online, via Sistema Acadêmico (SIGAA). 
  • ATENÇÃO: Esta primeira etapa da matrícula citada nos pontos acima é apenas uma solicitação, que será posteriormente confirmada (ou não, no caso dos VETERANOS, como veremos mais abaixo) pelo sistema acadêmico após o prazo de processamento. 
  • Somente após o processamento e a efetivação da matrícula pelo sistema o aluno INGRESSANTE terá acesso ao CADASTRO na plataforma SIGAA, ambiente de interação da Instituição com o aluno, onde será possível verificar a confirmação das matrícula nas disciplinas, obter os horários das aulas e demais documentos de interesse dos alunos (Ex: Declaração de Vínculo, Histórico e etc). Lembrando que caso o INGRESSANTE tenha sido aluno da UFPB em outro(s) curso(s) recentemente, ele já estará cadastrado no SIGAA e ao fazer o login deverá apenas escolher qual vínculo (curso) deseja acessar. Veja esse manual em caso de dúvidas quanto ao cadastro no SIGAA: https://www.sti.ufpb.br/sti/contents/documentos/manuais-sigaa/manual-de-acesso-ao-sigaa.pdf 
  • Com relação aos alunos VETERANOS, estes têm ainda os prazos de Rematrícula e de Matrícula Extraordinária para resolverem pendências em solicitações de matrículas que não forem confirmadas. As solicitações de matrícula podem ser rejeitadas pois existem critérios de prioridade para preenchimento das vagas estabelecidos na Resolução Consepe 29/2020, Art. 146. Por exemplo: Ingressantes têm prioridade 1, aptos à integralizarem o curso têm prioridade 2, blocados tem prioridade 3, e assim por diante. Por isto a importância de sempre acompanhar o processamento das matrículas e verificar se ainda restam pendências que podem ser resolvidas nas fases seguintes: Rematrícula e Matrícula Extraordinária. 
  • ATENÇÃO: A Coordenação não tem acesso para efetuar matrículas de alunos VETERANOS, portanto, caso o aluno perca os prazos a Coordenação não terá como reverter a situação.
  • Ainda somente para os alunos VETERANOS: O diferencial da Matrícula Extraordinária é que, havendo vaga e não havendo choque de horário, ela será efetuada instantaneamete. O aluno também poderá se matricular em qualquer disciplina da instituição, mesmo que de outra graduação. OBS: por conta desta possibilidade, sempre recomendamos buscar as disciplinas pelos seus códigos, para evitar o risco de se matricular em disciplinas de outros cursos com nomes semelhantes, as quais não integralizarão automaticamente a carga horária do curso de Ciências Econômicas.
  • Sempre observem o calendário acadêmico da UFPB para informações sobre os prazos de matrícula, rematrícula, trancamento, entre outras ações.

 

Qualquer dúvida estamos à disposição nos nossos canais de atendimento (telefone 32167287 ou e-mail: cge@ccsa.ufpb.br), ou ainda presencialmente.

 

Coordenação de Ciências Econômicas.