Bacharelado em Antropologia
O curso de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, localizado no Campus IV (Litoral Norte), na cidade de Rio Tinto, que teve início em 2007, é o terceiro curso de graduação a ser ofertado no Brasil nesta área. Sua realização acompanha a emergência, especialmente no Nordeste, de populações indígenas e remanescentes de quilombos que nas últimas décadas têm ganhado força política dentro das universidades e reivindicado a valorização e documentação de suas histórias e culturas, demarcação de suas terras, negociação com órgãos públicos e privados e outras questões étnicas, políticas e sociais.
Essa graduação pretende, de um lado, aprofundar a produção de conhecimento em teorias antropológicas que, nos cursos de ciências sociais, precisam negociar espaços com a sociologia, a ciência política e outras áreas das ciências humanas e, de outro, formar profissionais em antropologia que atuem em processos sociopolíticos e culturais para fora do universo acadêmico. Além disso, oferece uma formação teórica e metodológica na área de antropologia visual e da imagem.
O curso de Antropologia da UFPB apresenta disciplinas básicas das ciências sociais nos dois primeiros anos e, posteriormente, um mergulho no universo antropológico com ênfase nas seguintes linhas de atuação e pesquisa:
-
Etnologia Indígena
-
Antropologia Visual
-
Etnicidade e Relações Interétnicas
-
Antropologia Urbana e Marcadores Sociais da Diferença
-
Antropologia, Política e Direitos Humanos
-
Patrimônio Cultural
Com esta graduação, a UFPB não tem a pretensão de atender, de forma assistencialista, as populações locais, muitas delas em situação de vulnerabilidade econômico-social. Contudo, não pode deixar de acompanhar a história da implantação deste campus que visa contribuir, a partir da criação de diversos cursos de ensino superior, para o desenvolvimento da região, uma das mais empobrecidas do estado da Paraíba e com altas taxas de analfabetismo e desemprego.
Em 2011 teve início o curso de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB, com funcionamento em Rio Tinto e João Pessoa (www.cchla.ufpb.br/ppga) o qual vem promover e estimular a integração dos alunos da graduação em grupos de pesquisa e outras atividades, além de constituir uma opção para os alunos egressos do curso.
Corpo Docente Efetivo:
http://lattes.cnpq.br/6507054156676053
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759967A6
http://lattes.cnpq.br/7533964918856956
Cristiano Bonneau – Mestre em Filosofia/UFPB e Doutorando em Filosofia/USP
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756104E8
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764643P7
Kelly Emanuelly de Oliveira – Doutora em Antropologia/UFPE
http://lattes.cnpq.br/2286031848010519
http://lattes.cnpq.br/2644643105827732
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707956E3
Pedro Francisco Guedes do Nascimento – Doutor em Antropologia Social/UFRGS
Nome do Curso: Bacharelado em Antropologia
Turno: Noturno
Duração do Curso: Mínima: 9 períodos letivos / Máxima: 14 períodos letivos
Coordenação do Curso (gestão 3291-4502): Profª. Dra. Alessa Cristina P. de Souza
Vice-Coordenação (gestão 3291-4502): Prof. Dr. Marco Aurélio Paz Tella
E-mail: cantropologia@ccae.ufpb.br