Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Visita Técnica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES
conteúdo

Notícias

Visita Técnica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES

publicado: 26/09/2022 10h53, última modificação: 26/09/2022 10h53

logo capes ufpb prpg.jpgNa quinta-feira do dia 22/09, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFPB recebeu a visita técnica da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES. O encontro ocorreu na sala de reuniões da PRPG, às 14:00 horas, com a presença do Pró-Reitor de Pós-Graduação, o professor Valdir de Andrade Braga, as professoras Lívia Pelli Palumbo (Diretora de Relações Internacionais da CAPES), Vanessa Fernandes de Araújo Vargas (Coordenadora Geral de Bolsas e Projetos da CAPES), o Coordenador da CAAPG-UFPB, Prof. José Humberto Vilar da Silva (CAAPG-UFPB), e os demais membros do Comitê Gestor do CAPES/PrInt-UFPB, os professores Celso José Bruno de Oliveira (CCA/UFPB), Júlio Santos Rebouças (CCEN/UFPB) e Sandro Marden Torres (ACI/UFPB). A reunião teve como objetivo um estreitamento das relações entre as duas instituições, o acompanhamento da evolução do CAPES/PrInt na UFPB, o esclarecimento de questões gerais e encaminhamentos de casos pontuais. A reunião foi bastante produtiva, tendo as professoras Lívia e Vanessa traçado também um panorama de como o programa CAPES-PrInt está se estruturando para os próximos dois anos. Após as rodadas de apresentações e considerações da UFPB e da CAPES, as discussões se concentraram principalmente em demandas relacionadas às bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) concedidas pela CAPES à UFPB no âmbito do CAPES/PrInt.

A visita elucidou alguns pontos específicos em relação à gestão das bolsas do ano de 2021 que serão realocadas pela CAPES para os anos de 2023 e 2024 e sobre a liberação da última parcela dos recursos de custeio para os projetos em que há previsão para tal. Na ocasião foram apresentadas algumas políticas de estado em análise na CAPES para fortalecimento da Internacionalização das Instituições brasileiras e da produção do conhecimento científico advindo da interação entre discentes e docentes com os parceiros das Instituições do exterior. Um diferencial na execução do CAPES/PrInt-UFPB tem sido a contratação de Professores Visitantes estrangeiros como contrapartida institucional. Finalmente, o encontro fortaleceu as relações da gestão do CAPES/PrInt na UFPB e na CAPES. Maiores informações sobre o CAPES/PrInt-UFPB podem ser encontradas na página exclusiva do programa em http://www.print.ufpb.br/PrInt.

ufpb banner 2.jpg