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Emissão de certificados

por Pedro publicado 09/10/2017 08h31, última modificação 19/08/2020 14h22

 

1. O que devo fazer para solicitar o Certificado após a conclusão de um curso de especialização pela UFPB?

2. Qual o prazo para expedição de Certificado após o recebimento do processo de Relatório Final do Curso por esta Coordenação?

 3. A quem poderá ser entregue a 1ª via do Certificado?

4. Quais são os procedimentos para emissão de 2ª via de Certificado em casos de incorreção de dados?

5. Quais são os procedimentos para emissão de 2ª via de Certificado em casos de perda/roubo/extravio e alteração de nome?

6. Como gerar a GRU para o pagamento das taxas de emissão de Certificado?

7. A quem poderá ser entregue a 2ª via do Certificado?

8. Como posso consultar o andamento do meu processo de solicitação de 2ª via de Certificado?

9. Qual o prazo máximo para expedição de 2ª via de Certificado?

10. É necessário solicitar Histórico Escolar a Coordenação do Curso ou a Coordenação de Operacionalização das Atividades de Pós-graduação (COAPG), após o recebimento do Certificado?

11. A Coordenação de Operacionalização das Atividades de Pós-graduação (COAPG) poderá emitir algum documento que comprove a conclusão de curso ou ainda a tramitação do processo de expedição de Certificado?

 

1. O que devo fazer para solicitar o Certificado após a conclusão de um curso de especialização pela UFPB?

Apenas os(as) Coordenadores(as) dos cursos são responsáveis pela abertura de processo coletivo para solicitação de certificado, sendo assim o(a) aluno(a) deverá entrar em contato com a Coordenação do Curso para buscar informações a respeito de prazos do encaminhamento do processo a COAPG.

 

2. Qual o prazo para expedição de Certificado após o recebimento do processo de Relatório Final do Curso por esta Coordenação?

O prazo máximo é de 6(seis) meses, não sendo computado o tempo em que o processo esteja em diligência motivada pela ausência de documentos ou que necessitem ser retificados ou esclarecidos pela Coordenação do Curso.

 

3. A quem poderá ser entregue a 1ª via do Certificado?

Os certificados de cursos de especialização somente deverão ser entregues a(o) coordenador(a), vice-coordenador(a) ou secretário(a) devidamente identificado(a)(s). A coordenação do curso ficará responsável pela guarda e entrega dos certificados aos alunos concluintes.

 

4. Quais são os procedimentos para emissão de 2ª via de Certificado em casos de incorreção de dados?

Para casos de incorreção na emissão de Certificado não é necessário realizar pagamento de nenhuma taxa. O concluinte deverá fazer a abertura do processo no Protocolo Geral encaminhando-o para COAPG e anexar os seguintes documentos ao processo:

  • memorando da coordenação solicitando correção do certificado ou requerimento preenchido à mão pelo próprio concluinte do curso (Disponível em: http://www.prpg.ufpb.br/prpg/contents/menu/coapg/formularios-e-documentos);
  • cópia de documento oficial com foto do concluinte;
  • certificado original.

 

5. Quais são os procedimentos para emissão de 2ª via de Certificado em casos de perda/roubo/extravio e alteração de nome?

Para estas alterações o requerente deverá fazer a impressão da GRU na página da PRPG no valor de R$ 34,37 realizar o pagamento, anexar o requerimento solicitando as alterações (Disponível em: http://www.prpg.ufpb.br/prpg/contents/menu/coapg/formularios-e-documentos), comprovante de pagamento, cópia de documento com foto, certificado original (para casos de alterações do nome), boletim de ocorrência (para casos de perda/furto) e abrir processo no Protocolo encaminhando-o a COAPG.

 

6. Como gerar a GRU para o pagamento das taxas de emissão de Certificado?
Todas as orientações para emissão de GRU podem ser acessadas através do site da PRPG, na opção COAPG – Instruções GRU.

 

7. A quem poderá ser entregue a 2ª via do Certificado?

As segundas vias de certificados, poderão ser entregues diretamente ao aluno ou ao seu procurador devidamente identificados por documento oficial com foto ou ainda a(o) Coordenador(a), Vice-coordenador(a) ou Secretário(a) do curso que porventura comparecerem a COAPG. Contudo, quando o certificado for entregue o(a) concluinte ou seu procurador, estes ficarão responsáveis pela coleta da assinatura do Coordenador(a) do Curso, mediante a memorando emitido por esta Coordenação.

 

8. Como posso consultar o andamento do meu processo de solicitação de 2ª via de Certificado?

Através de consulta pública ao site: www.sipac.ufpb.br, na opção Processos o requerente poderá fazer a consulta da movimentação processual. Assim que o Certificado for expedido, enviaremos a seguinte mensagem através de e-mail cadastrado no momento de abertura do processo: certificado expedido.

 

9. Qual o prazo máximo para expedição de 2ª via de Certificado?

Normalmente 30 (trinta) dias.

 

10. É necessário solicitar Histórico Escolar a Coordenação do Curso ou a Coordenação de Operacionalização das Atividades de Pós-graduação (COAPG), após o recebimento do Certificado?

Não. O Histórico Escolar do aluno constará no verso do Certificado com todas as informações cabíveis.

 

11. A Coordenação de Operacionalização das Atividades de Pós-graduação (COAPG) poderá emitir algum documento que comprove a conclusão de curso ou ainda a tramitação do processo de expedição de Certificado?

Sim. Desde que o processo com o Relatório Final do Curso tenha sido recebido na COAPG com a documentação completa.