Notícias
UFPB em parceria com UNIESP e FUNESC lança trabalho cartográfico
Entre 21 a 26 de outubro de 2019 realizou-se na FUNESC – Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego – o curso “Mapeando o Comum Urbano de João Pessoa”, realizado e organizado pelo PPGAU e pelo DGEOC da UFPB, em parceria com o IESP. O curso, ministrado por pelos professores Pablo DeSoto, Leticia Palazzi Perez, Andrea Porto Sales e Paulo Rossi, propôs um método de laboratório interdisciplinar, onde encontram-se para trabalhar, de forma horizontal, arquitetos, geógrafos, ativistas, artistas visuais, cientistas sociais e estudantes de graduação também de diversas áreas.
Quatro principais bens comuns ameaçados da cidade foram identificados em conjunto e parametrizados, sendo eles os rios Gramame, Jaguaribe e Sanhauá e o sistema de falésias do Cabo Branco, margeado pelo terceiro maior recife de corais do mundo.
Além do trabalho cartográfico, no último dia do curso foi realizada uma ação ativista nos Corais ameaçados de Seixas, que consistiu em uma simulação e performance ativa em que professores, estudantes e extensionistas, para alertar aos perigos e danos que vem acontecendo aos corais, à falésia e a mata atlântica, devido ao turismo predatório e políticas públicas de descaso.
O produto final do curso é um mapa com título Gota d’Água: Cartografia dos bens comuns ameaçados de João Pessoa.
Mapas
Emerson Barbosa - ASCOM/PRPG