Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRPG republica EDITAL PRPG/UFPB Nº 04/2020 - PROGRAMA DE APOIO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA – PRÓ-PUBLICAÇÃO DE LIVROS
conteúdo

Notícias

PRPG republica EDITAL PRPG/UFPB Nº 04/2020 - PROGRAMA DE APOIO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA – PRÓ-PUBLICAÇÃO DE LIVROS

publicado: 15/09/2020 11h26, última modificação: 15/09/2020 11h28

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) e a Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no uso de suas atribuições, republicam o EDITAL PRPG/UFPB Nº 04/2020 - PROGRAMA DE APOIO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA – PRÓ-PUBLICAÇÃO DE LIVROS - Edição comemorativa do Centenário de Celso Furtado. O período para submissões até o dia 30 de novembro de 2020.

 

Esta edição custeará uma coletânea temática, considerando o centenário de Celso Furtado e o impacto da produção intelectual do escritor e a produção acadêmica sobre a temática O PENSAMENTO INTERDISCIPLINAR DE CELSO FURTADO PELOS CAMINHOS DO DESENVOLVIMENTO.

 

Para compor a coletânea cada autor deverá submeter texto/capítulo inédito que além de atender os critérios das diretrizes do Edital, contemple uma das seguintes vertentes ou eixos:

 

a) Celso Furtado e o interesse nacional pelo desenvolvimento. 

Ementa: Formação Econômica do Brasil. Economia brasileira. Especialização produtiva e dinamismo econômico. Pobreza e desigualdades no Brasil. Federalismo econômico e fiscal. Desenvolvimento e subdesenvolvimento nas teorias econômicas. O Mito do desenvolvimento econômico. Meio ambiente

b) Celso Furtado, história e relações internacionais. 

Ementa: Tendências da economia internacional. Formação Econômica da América Latina. História e problemas contemporâneos. Divisão internacional do trabalho. Capitalismo Global. Civilização industrial e globalização. Transformação e crise na economia mundial.

c). Celso Furtado entre desenvolvimento, cultura e literatura. 

Ementa: Formação cultural do Brasil. Cultura e desenvolvimento em época de crise. Escritores brasileiros, política e cultura.

 

Para esta edição do Edital Pró-publicação de Livros, a coletânea com os textos/capítulos aprovada, será financiada com recursos próprios da PRPG/UFPB, correspondente ao valor global de R$ 3.000,00 (três mil reais).

 

Novo Cronograma:

 

ATIVIDADE

DATA

Lançamento do Edital

31 de julho de 2020

Prazo de Submissão do texto/capítulo no site da Editora

30/11/2020

Divulgação dos resultados pela comissão de avaliação

A partir de 18/12/2020

 

Para mais informações, consulte o edital.

 

EDITAL

 

REPUBLICAÇÃO DO EDITAL PRPG/UFPB Nº 04/2020 - PROGRAMA DE APOIO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA – PRÓ-PUBLICAÇÃO DE LIVROS

 

Emerson Barbosa - ASCOM/PRPG