Notícias
PRPG participa de seminário de autoavaliação da Pós em Tecnologia Agroalimentar
Na sexta-feira, 21, a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou do seminário de autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA).
Com o tema “Desvendando os desafios e projetando as estratégias para o futuro do PPGTA”, este foi o primeiro evento de autoavaliação do Programa, pertencente ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III em Bananeiras. O seminário teve por objetivo a preparação estratégica do PPGTA, visando a melhoria dos indicadores da Capes para a próxima avaliação quadrienal.
Representaram a PRPG o Pró-reitor, Prof. Humberto Vilar, o Coordenador da Coordenação Geral de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu (CAAPG), Marcos Vieira, além da Coordenadora da Divisão de Atividades Financeiras (DAF), Débora Diniz.
Para o Prof. Fábio Silva, Coordenador do PPGTA, o seminário promoveu trocas e discussões entre docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos para buscar melhorias ao PPGTA. “As ideias debatidas no evento servirão de ponto de partida pra discutirmos formas de melhorar as métricas do Programa e direcionar as atividades de acordo com o que estabelece a área de alimentos na CAPES”.
Na avaliação dele, a participação da PRPG no seminário foi muito importante pois evidencia o apoio e o comprometimento da Pró-reitoria frente à situação do Programa. “A equipe da PRPG tem sido um ponto forte de apoio para a nossa recuperação. Essa aproximação da PRPG com o PPGTA será fator imprescindível para conseguirmos alcançar a melhora desejada das métricas e assim passar para nota 4”.
Segundo o Pró-reitor Humberto Vilar, a participação da PRPG no seminário faz parte de um conjunto de ações do órgão para conhecer de perto a realidade das Pós-graduações da Instituição. “Essas visitas fazem parte do nosso planejamento para conhecer a realidade, dialogar e ouvir demandas dos Programas de Pós, além de participar efetivamente do planejamento estratégico, levando equipes aos Campi do interior para tirar dúvidas de Secretarias e de Coordenações”.
Além das visitas, segundo o Pró-reitor, a PRPG tem discutido com os Coordenadores dos Programas de Pós um conjunto de alternativas que passam pela fusão e auxílio financeiro aos cursos, apoio aos discentes com maior fragilidade social e garantia de participação dos coordenadores em eventos promovidos pelo comitê de área nacional.