Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRPG em parceria com a PROGEP realizará Curso para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

publicado: 24/03/2020 13h07, última modificação: 03/08/2020 18h19
Photo by Sebastian Mantel on Unsplash

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizará no período de 24 de março à 15 de abril, o curso NOVAS TECNOLOGIAS PARA ATIVIDADES DOCENTES - PÓS-GRADUAÇÃO: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE - Utilizando o MOODLE na Preparação de Material Didático para Cursos EaD.

O objetivo do curso é possibilitar o desenvolvimento de competências para utilizar modernas tecnologias no sentido de apoiar as atividades de ensino, onde será feita uma ambientação da plataforma Moodle PEX, disponibilizada pela Unidade de Educação a Distância da Universidade Federal da Paraíba - UEAD/UFPB, e serão repassadas orientações e conteúdos para que cada docente possa dominar o uso das tecnologias da informação e de comunicação e construir a sala de aula virtual de sua disciplina.

O Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos bastante extenso e rico em recursos e atividades para criar uma sala de aula virtual. Ele é adaptável às necessidades de cada curso ou disciplina. Em virtude da diversidade de ferramentas existentes, os criadores de cursos precisam utilizar estratégias eficazes para fazer escolhas, planejar e desenvolver um curso on-line, de acordo com os objetivos de cada disciplina.

O curso será ofertado completamente na modalidade “a distância” com a carga horária total de 60 horas. Inicialmente  foram disponibilizadas 300 vagas e contabilizadas ao final 720 inscrições de docentes de cursos de pós-graduação da UFPB.

UNIDADE CURRICULAR

INSTRUTORA

CARGA HORÁRIA

CRONOGRAMA (PREVISTO)

TÉRMINO

Unidade 1 - Planejar, organizar e formatar o conteúdo da sala de aula virtual e proporcionar um ambiente para a comunicação inicial entre os participantes.

• Apresentação do curso e das ferramentas do Moodle;

• Atualização de perfil;

• Criação e modificação de layout da disciplina;

• Apresentação dos Blocos de Navegação e Configuração do Moodle;

• Apresentação/visualização de participantes;

Unidade 2 - Principais recursos do Moodle para o compartilhamento de conteúdo

• Criação e configuração dos diversos recursos do Moodle: Livro, Arquivos, URLs, página Web, incorporações de Vídeos, envio de materiais de apoio, criação de pastas e formação de biblioteca virtual

Unidade 3 - Organizar atividades com a ferramenta Questionário

• Configuração da Base de Dados