Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPGMAT realizará o Seminário - Vivendo em um mundo regido por difusões não-lineares

publicado: 02/07/2020 12h53, última modificação: 03/08/2020 18h00

O Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGMAT) do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará o Seminário - “Vivendo em um mundo regido por difusões não-lineares” às 16:00 horas do dia 02 de julho.

Este seminário compõe uma tradicional ação de Seminários de Matemática da UFPB do PPGMAT agora adaptada de forma remota. Com isso, o programa pretende manter um ambiente de divulgação científica, fomentando nossas atividades da Pós-Graduação.

O seminário tem a coordenação do Prof. Allan George de Carvalho Freitas e terá como convidado o Eduardo Teixeira, professor da University of Central Florida, EUA.

Resumo: Difusão refere-se à tendência natural de equilíbrio, balanço ou espalhamento de quantidades em sistemas e modelos. Quando observamos migração espontânea de elementos oriundos de regiões de maior densidade para as de menor densidade, estamos de fato testemunhando as atribuições difusivas do sistema em ação. É como se o sistema fosse dotado de inteligência instintiva, e esse comportamento é de fato inerente à inúmeros fenômenos físicos, químicos, biológicos, sociais e até mesmo econômico. Dentre as diversas atribuições dos processos difusivos destaca-se o fenômeno de suavização do sistema e nesta palestra iremos descrever o estudo matemático pertinente à relação entre difusão e regularidade.

TEMA

FERRAMENTA

“Vivendo em um mundo regido por difusões não-lineares”

Ferramenta utilizada: Google Meet

Link: https://meet.google.com/mun-hbrx-fpz

Emerson Barbosa - ASCOM/PRPG

Para ficar por dentro dos eventos dos programas de pós-graduação, clique aqui.