Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Grupo de pesquisadores da UFPB aprova mais um projeto no Instituto de Ciência e Tecnologia

publicado: 03/11/2016 10h33, última modificação: 03/11/2016 10h33

Mais um projeto de pesquisa do Instituto de Pesquisa de Fármacos e Medicamentos da UFPB (IPeFarM), foi aprovado pelo Comitê de Coordenação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações/CNPq.

O projeto de pesquisa Rede Norte e Nordeste de Fitoprodutos – RENNOFITO (INCT-MCTI/CNPq/FAPs nº16/2-14), apresentado pelo grupo de pesquisadores liderado pelos professores Marcelo Sobral da Silva e José Maria Barbosa Filho, foi aprovado pelo Comitê de Coordenação dos INCT dia 26 de outubro.

O INCT-RENNOFITO se propõe a integrar os conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores na área de fitofármacos. O projeto envolve o uso sustentável da biodiversidade para produção de insumos farmacêuticos ativos de origem vegetal e os respectivos fitomedicamentos, fitocosméticos e fitonutracêuticos.

De todos os projetos submetidos, apenas 101 foram aprovados em todo o país. Destes, somente 14 para o Nordeste e apenas 1 para a Paraíba.

Ainda em outubro, o mesmo grupo coordenado pelo prof. Marcelo conseguiu, junto à Finep, aprovar o projeto dos Centros de Pesquisa Multiusuários para a área de Ressonância Magnética Nuclear. O valor total do projeto chega 3,8 milhões de reais. Quando somado aos recursos aprovados para os INCT- RENNOFITO da ordem de 7 milhões, os dois projetos chegam a 10 milhões.

A análise do total de recursos financeiros concedidos, aliada à rigorosa seleção dos órgãos de fomento em um ambiente de contenção de gastos pelo governo federal, demonstra o alto nível técnico, e de credibilidade alcançado pelo grupo de pesquisadores do IPeFarM/UFPB.

O resultado completo está publicado na página do CNPq e da FAPESQ - Governo do Estado da Paraíba, nos endereços abaixo:

http://cnpq.br/documents/10157/5551615/Resultado_Chamada_INCT/41a94fb7-c293-45dd-8f74-31da415f28fd(link is external)

http://fapesq.rpp.br/noticias/divulgados-projetos-de-incts-que-serao-financiados(link is external)