Notícias
Ex-ministro da fazenda Joaquim Levy participa de banca de defesa de doutorado no Programa de Pós-graduação em Economia da UFPB.
A tese de doutorado defendida é do aluno Wellington Charles Lacerda de Nóbrega, sob a orientação do professor do departamento de Economia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Cássio da Nóbrega Bessaria. A tese buscou investigar os efeitos das políticas de gestão da dívida pública sobre o desempenho da economia, utilizando modelos DSGE.
Através de uma videoconferência, Joaquim Levy fez comentários teóricos muito relevantes e carregados de conhecimentos práticos de quem esteve à frente da política econômica do país, os quais os autores do estudo julgam de grande importância para o aperfeiçoamento do trabalho. Após sua gestão no Ministério da Fazenda, em 2015, Joaquim Levy foi Diretor-Geral e Financeiro do Banco Mundial, entre 2016 e 2018, e presidiu o BNDES entre janeiro e junho de 2019. Atualmente é pesquisador na Universidade de Oxford, Reino Unido.
A banca ainda contou com a presença do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Celso José Costa Junior, autor do livro "Understanding DSGE Models" e ex-Coordenador Geral de Modelagem Econômica da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.
Além dos professores Dr. Luiz Renato Regis de Oliveira Lima e Dr. José Luis da Silva Netto Júnior como membros internos.
Emerson Barbosa - ASCOM/PRPG